Telemedicina fez healthtech pular de 45 mil para 1 milhão de clientes durante a quarentena

O sistema de saúde brasileiro é um dos mais caros do mundo em decorrência dos desperdícios causados por toda a cadeia. Nesse cenário, empresas que trabalham para mudar essa realidade como a Amparo Saúde – healthtech especializada em atenção primária e medicina da família – estão crescendo exponencialmente. Com dois anos de operação e o marco de um milhão de vidas sob seus cuidados, nos últimos meses a startup expandiu sua atuação e passou a oferecer uma plataforma robusta de telemedicina e gestão de saúde populacional com capacidade para 20 mil teleconsultas por mês.

Inicialmente com foco em Atenção Primária à Saúde (APS) presencial, foi o isolamento que adiantou alguns planos e criou a necessidade de colocar o modelo de atendimento online em prática da noite para o dia. “Implementar as consultas à distância estava em nossos planos, mas previsto para 2021, pois a adesão a essa modalidade ainda era baixa já que era preciso uma mudança de comportamento. Ao mesmo tempo, somos uma empresa de tecnologia e já tínhamos toda a estrutura necessária para rodar a plataforma de teleatendimentos. Então fizemos uma força-tarefa e logo no início já conseguimos oferecer um meio seguro, prático e eficiente para operadoras, autogestões e médicos realizarem consultas e manterem o acompanhamento de seus pacientes sem nenhum impacto”, aponta Emilio Puschmann, CEO e fundador da Amparo Saúde.

Ao apostar em telemedicina, a empresa saltou de 45 mil para um milhão de vidas atendidas e em menos de três meses. As teleconsultas já representam 85% dos atendimentos e há capacidade para 20 mil teleatendimentos por mês. “Nós nascemos como empresa de APS, tecnologia e gestão de saúde. Hoje ampliamos esse escopo para telemedicina e coordenação de rede. Com a mudança de comportamento que a sociedade está vivendo, a telemedicina veio para ficar no Brasil”, explica Puschmann.

Mesmo diante do cenário global, a Amparo continua investindo fortemente em tecnologia e expansão e conta com um time dedicado à saúde digital que desenvolve o amparo.tech – prontuário de APS, agendamento inteligente, aplicativo do paciente, sistema de aprazamento, BI/dashboards, atendimento remoto e telemedicina.

Histórico

A Amparo é uma healthtech que iniciou suas operações em julho de 2018 com três unidades em São Paulo, sendo a primeira rede privada e independente de centros de Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Ela combina profissionais de liderança e um corpo clínico de alto nível vindos das empresas mais conceituadas do mundo. Com investimento inicial de R﹩8 milhões, em pouco tempo o modelo chamou atenção de grandes operadoras como Amil, Sul América, Omint, Seguros Unimed, CarePlus e empresas de autogestão como Assefaz e Petrobras, além de investidores como José Luiz Setúbal e Grupo Sabin.

Idealizada por Emilio Puschmann, executivo com carreira consolidada em bancos de investimento e private equity internacionais, além de mercado brasileiro de tecnologia, a empresa foi criada para mudar o cenário de saúde no país, já saturado dos altos custos, grandes desperdícios e atendimento insatisfatório.

Em 2019, o faturamento da Amparo foi de R﹩ 10 milhões – número 20 vezes maior se comparado a 2018. Atualmente a empresa conta com 130 funcionários, sendo que 30 deles foram contratados durante a pandemia. A expectativa é fechar esse ano com 260 colaboradores – entre corpo clínico e profissionais de tecnologia e administrativo.

Mesmo com foco na telemedicina, as unidades presenciais também estão ganhando investimento e o objetivo é terminar 2020 com 13 unidades, já para o ano que vem a meta é chegar e 25 clínicas de APS espalhadas pelo país.

De acordo com o fundador, o resultado desse crescimento é a consequente redução de desperdícios em todo o sistema de saúde, originados pela prática da lógica atual: busca inicial pelo especialista ou pronto socorro, internações e exames desnecessários. “O modelo de atenção primária praticado pela Amparo Saúde é mais assertivo, pois oferecemos um ecossistema integral de saúde e cuidamos realmente de cada paciente. O mercado estava carente de uma gestão transparente, séria e comprometida com desfechos”, finaliza.

Sobre a Amparo Saúde

A Amparo Saúde é uma empresa de tecnologia e saúde fundada em 2018 por Emilio Püschmann. É a primeira rede privada e independente de centros de atenção primária à saúde (APS) no Brasil e, em 2020, implementou uma plataforma completa de telemedicina para pacientes, médicos e empresas. Atualmente, a startup possui nove unidades na Região Metropolitana de São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Salvador e Brasília onde oferece consultas, terapias, procedimentos de baixa complexidade, exames, vacinas, curativos, medicação e atendimentos à distância a seus pacientes. Com parceria com as maiores operadoras e empresas de autogestão do Brasil, oferece atendimento para 1 milhão de pessoas

 

Facebook
Twitter
LinkedIn