Tendências de franquias para 2021

Empreender pode ser um sonho, mas com uma franquia metade do caminho já está trilhado. Conheça algumas tendências para as franquias neste ano

O desejo de empreender é um bom início para quem ter seu próprio negócio, mas para não amargar resultados negativos é essencial ter um planejamento  e uma boa oportunidade. O setor de franquias faz essa primeira triagem para os sonhadores e empreendedores. As chances de sucesso são maiores do que começar um negócio sozinho, mostram pesquisas e estudos do setor.

Em 2021 o leque abriu ainda mais, refletindo os desafios do ano anterior quando todos foram desafiados com uma pandemia. Existem franquias para trabalhar em casa, no escritório ou numa loja física, além de oportunidades de investimentos em diversos segmentos, modelos de franquias que se adaptam à capacidade financeira do investidor.

Como em qualquer negócio, sabedoria e cautela não fazem mal nas escolhas. Muitas franqueadoras já passaram por momentos de crise e instabilidades ao longo de sua trajetória, por isso têm experiência para guiar os franqueados a driblarem melhor as adversidades do momento. A implantação de e-commerce, delivery e vendas por redes sociais aumentou a procura por investimentos em franquias. Essa é uma das vantagens de investir em uma franquia em 2021.

O cenário atual traz oportunidades para novos franqueados, segundo o gerente administrativo do Grupo Atnzo, Cláudio Sanches. “Os juros baixos, a retração do número de empregos no mercado de trabalho e a redução nos preços dos aluguéis são motivos para grande aposta no setor de franquias em 2021. É fato que crise é um momento de oportunidade. Grandes inovações surgiram de diversas crises que o mundo já passou”, afirma ele.

As expectativas são positivas. Nada de muito novo para um setor que está acostumado com resultados positivos. Em 2019, por exemplo, o faturamento das redes de franquias foi de 186.755 bilhões de reais. Em 2020, o crescimento era positivo quando a crise causada pelo novo coronavírus chegou e pegou todos de surpresa.

Novos perfis de consumidores surgiram durante a pandemia e por isso os setores que se destacam como tendências para 2021 são franquias de alimentação, alimentação saudável e rápida; franquias de saúde e cuidados pessoais; franquias de atendimento online e que exploram as possibilidades do digital.

Sente-se mais seguro para investir em franquias e garantir o sucesso da sua vida profissional? Avalie a franquia que melhor se encaixa em seu perfil e para dar um empurrãozinho separamos algumas aqui de diferentes segmentos.

Poppys

Um estudo feito pelo Sebrae mostra que empreendimentos especializados em hambúrgueres superam o modismo e estão se destacando entre os mais lucrativos do setor “Alimentação e Bebidas”, que está no topo da lista dentre os mais promissores para se investir. A Poppys é uma rede de franquias especializada em Smash Burgers, o tradicional hambúrguer sem gourmetização. É um ótimo partido para investidores que querem operar com negócios simplificados e altamente rentáveis. A modalidade Classic foi pensada para ser atraente e com a essência das primeiras hamburguerias que surgiram. O cardápio consegue atrair todas as classes, o lanche vai em um box rápido, pois a ideia é que o cliente coma onde quiser.

GaloZé

Essa franquia é para empresários que buscam obter um negócio compacto de giro rápido e alta lucratividade. A GaloZé é uma marca que une simplicidade, objetividade, praticidade, transparência e muito sabor. No seu mix de produtos oferece frango, anel de cebola, batata, polenta, mandioca, lanche e pratos executivos, com isso o franqueado consegue alcançar um público diversificado. Tem como missão, visão e valores entregar a cada pedido da Galo Zé uma experiência única de sabor, preparado com paixão e com os melhores ingredientes. Prezando sempre pela lealdade, disposição, envolvimento e inovação. O diferencial da marca está nos produtos exclusivos, rapidez e praticidade.

Sorveteriana

O Brasil é o 4º maior mercado de franquias de sorvete do mundo. O segmento aumentou 5,4% o valor do ticket médio. O maior crescimento da franchising. Os brasileiros consomem em média 5,44 litros de sorvete por ano. A Sorveteriana é uma rede de franquias especializada em sorvetes tailandeses, um sorvete feito na hora e em formas de rolinhos. Uma chapa gelada, duas espátulas metálicas e os sabores que a criatividade do cliente exigir: a técnica consiste em misturar uma base líquida à base de leite a ingredientes sólidos, que podem ser frutas ou biscoitos, por exemplo. A combinação é triturada sobre a chapa gelada, formando uma massa homogênea, que é então raspada para formar os rolinhos.

Sucos Moenda

A casa de sucos Moendas representa a união da família Zana Oku, proprietária do negócio e que atua integralmente na operação. A família decidiu entrar para o mercado de franquias e levar a muitos lugares possíveis o know-how acumulado pela empresa em mais de 40 anos de atividade. O Sucos Moendas possui mais de 100 sabores de sucos, dos clássicos aos detox, além de tortas de frango, pizza, salada de frutas e açaí. Disponibiliza dois modelos de negócio: Loja Express focada em cidades pequenas com pontos compactos e Moenda Tradicional com focos em cidades acima de 100 mil habitantes e pontos comerciais maiores. A marca oferece aos franqueados treinamento e suporte completo.

Palicone

Outra tendência de franquia na área de alimentação é a Palicone, a maior franquia especializada em delícias no cone, inspirada em estabelecimentos europeus, que oferecem batata frita em um cone de jornal – Newspaper Fries. A coneria oferece ao consumidor uma experiência única que permite combinar diversos sabores em forma de palitos dentro de um cone. Os principais diferenciais atrativos da marca são as inúmeras opções do cardápio, que conta desde batata até peixe fritos, acompanhados de até sete molhos grátis, além dos molhos especiais e adicionais que podem ser acrescentados à parte para incrementar ainda mais o pedido.

Me salva

Não podemos deixar de falar sobre tecnologia também, já que o Brasil tem, hoje, dois dispositivos digitais por habitantes. Em 2019, o país atingiu 420 milhões de aparelhos digitais ativos, segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo). A Me Salva é uma rede de franquias especializada em capinhas, películas e acessórios em geral para smartphones e tablets. O objetivo é ocupar um espaço significativo no segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos, dentro do mercado de franchising, proporcionando aos franqueados um suporte que possibilite alcançar o melhor desempenho comercial, operacional e financeiro possível.

Bebidas On-line

ABebidas On-line é um aplicativo de bebidas com o objetivo de atender prontamente o cliente com bebida gelada, gelo, carvão, vinhos, destilados, salgadinhos, chips, chiclete, carnes, enfim artigos de conveniência e o mais rápido possível. Diversas melhorias na usabilidade do App foram executadas, até chegar no modelo ideal para expansão. Ou seja, o aplicativo Bebidas Online nasceu da necessidade de pedir bebidas pelo celular. Os donos são Gabriel Medeiros Santos e Ciro Thiago Neto e contam que a pandemia ajudou muito a ideia da marca que surgiu a partir da observação de que não havia um aplicativo no modelo delivery de bebidas e pela carência de bebidas à noite, pois as pessoas passaram a ficar mais em casa.

Mobpar

A mobilidade urbana por meio de aplicativos já está no consciente coletivo e a MobPar é uma marca que também aposta na tecnologia, além de ser humanizada e revolucionária, tendo como principal objetivo ajudar pessoas. Cristiano Savagin percebeu que o mercado para transporte por aplicativo tinha muito potencial. Enquanto as grandes empresas da área focam principalmente nas cidades grandes, as cidades pequenas, que representam um potencial de 95% do mercado, sofrem com o desfalque na área. Investir nesse segmento vai de encontro ao novo perfil dos consumidores, pois muitos brasileiros preferem solicitar corridas com um aplicativo de transporte em vez de ter um carro próprio. Sem contar que a tecnologia proporciona facilidade no uso dos aplicativos para otimizar a mobilidade urbana.

Nível Cashback

Ainda falando sobre aplicativos, a Nível Cashback é um aplicativo que oferece dinheiro de volta a cada compra. Criado em março deste ano, o app já bateu a marca de 150 franqueados em 20 estados brasileiros e tem entre seus parceiros comerciais empresas como Marisa, Renner, Uber, Netshoes, Centauro, Carrefour, OI, Tim, Vivo, Google, entre outras marcas renomadas. Quando um estabelecimento local oferece cashback no app Nível, assim que a pessoa faz o pagamento da compra, uma notificação é enviada, em tempo real para o seu aplicativo, informando que o seu novo saldo já foi adicionado.

Basta usar o QR Code para fazer check-in e receber os cashbacks de forma rápida e para efetuar pagamentos com o saldo Nível. Na rede credenciada Nível é possível acumular cashback e usar o saldo como preferir: fazendo recargas, pagando um boleto ou até mesmo juntando e fazendo uma viagem. O app facilita o pagamento das suas compras e te ajuda a economizar.

A franqueada Gisleine Reimbrecht é dona da Agência Nível Gi Network em Foz do Iguaçu(PR), de acordo com ela a Nível está tendo uma grande aceitação na cidade. Ela contou que há muito tempo buscava uma empresa séria para trabalhar, já foi empresária e teve vários negócios, mas ama a ideia de franquia por ter um suporte maior, além do contato com outros empresários que são franqueados, o que facilita muito o desenvolvimento do negócio.

Samuraz

A Samuraz explora o digital de uma forma inovadora e muito dinâmica. Um aplicativo de prestador de serviço com centenas de opções de profissionais prontos para te atender. Para começar a usar, você escolhe uma profissão, por exemplo: jardineiro, pedreiro, fotógrafo etc, depois de escolhido a profissão, o mapa com os samurais/profissionais mais próximos de você será mostrado, então basta tocar e chamar para combinar o serviço. “Com a facilidade da tecnologia, podemos construir um mundo melhor ajudando as pessoas, e foi com essa visão que a Samuraz nasceu, para deixar o dia a dia das pessoas mais prático, e ao mesmo tempo, ajudando os profissionais aumentar sua renda familiar”, contou Renan Dornelas, proprietário da marca.

Pinkaloo

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising ( ABF ), das 50 maiores redes de franquias do País (em número de unidades), 14% delas são voltadas à moda e vestuário. O varejo de moda nunca sai de alta e por isso as franquias de roupas e calçados são muito procuradas, mesmo durante a pandemia.  A Pinkaloo é uma marca 100% do Grupo Atnzo, que surgiu da ideia de criar um negócio com um diferencial competitivo, neste caso, o de personalização de calçados, que acompanha tendências, possui cheiro próprio, além da qualidade do material pensando no conforto dos consumidores finais, que apresentam necessidades individuais e, por isso, inovar é primordial.

Ao lançar produtos com características diferentes, esse segmento atrai facilmente o público-alvo e pode fidelizar o consumidor que encontra o calçado personalizado de acordo com sua necessidade e gosto.

Facebook
Twitter
LinkedIn