Tendências para o turismo pós pandemia

Consultor sinaliza os 12 cenários para quem quer explorar o setor de viagens e lazer com a nova realidade

Será que as mudanças desta pandemia vieram para ficar? As viagens são momentos em que programamos idealizar novas experiëncias, tendências, seja perto de nossa residência,  quilômetros ou oceanos de distância. O desejo de viajar é pulsante. Porém, o que mais nos perguntamos ao futuro é como iremos fazer turismo com segurança, num cenário mundial onde a Covid-19 se faz presente e dificulta as possibilidades de se abrir a todos os públicos, como antes era normal.

O Consultor Internacional de Turismo Jair Rodrigues Martins(foto) relacionou 12 tendências do que deve ser pautado o turismo quando tudo isso acabar. “Gostemos ou não, é essa a nova realidade com que deveremos nos adaptar”, diz ele.

  1. Viagens de lazer sim, negócios não

A China foi um dos primeiros países a se reabrirem ao turismo e os relatos são que a imensa maioria dos viajantes prefere um tempo para relaxar. Os executivos, por sua vez, tem optado por usar da tecnologia ao se comunicar com outros empresários e membros do seu staff, diminuindo as viagens a negócios. No momento, as empresas estão focadas e apostando cada vez mais no trabalho remoto. Essa solução já estava a ser pensada antes da pandemia, porém agora ganhou ainda mais força.

 

  1. Hospedagens cada vez mais econômicas

Os hotéis mais baratos e vistos como econômicos devem ser ainda mais vistos daqui para a frente. O prazo segundo os especialistas é que essa tendência só volte a mudar na metade de 2021. Esperar para ver!

  1. Menos pessoas mais espaço

As soluções simples sempre ajudam a todos os profissionais. Pense que ao invés de investir no tradicional buffet durante a sua viagem, você pode apostar por compras mais nos supermercados e cozinhar tranquilamente em sua hospedagem. Tem também quem comece a olhar melhor para o buffet móvel, podendo ajudar a reabrir pousadas e hotéis mais econômicos. As atividades ao ar livre são as únicas recomendadas nesse momento.

  1. Maior flexibilidade para fazer reservas

A tendência deve ser frequente, tanto na compra de passagens aéreas como também para a hospedagem. Com a situação ainda instável, não vemos muitas saídas que de destoem muito disso, ainda mais com a situação de confinamento que muitos países estão enfrentando. Tudo isso precisa ser analisado nesse mundo que conhecemos em 2020 com a Covid-19.

  1. Mais viagens dentro do país

Grandes deslocamentos não são mais recomendados. Aproveite para conhecer os pontos turísticos perto de você em que ainda não esteve, que inclusive será a tendência por um bom tempo. Essa tese não foi reforçada por qualquer um dos amantes do turismo, mas sim pelo fundador de produtos da Airbnb, Joe Gebbia. O grande interesse em viagens domésticas estava muito em baixa nos últimos anos, ainda mais com o aumento de pessoas que estavam buscando voos para longe de seus países e a proximidade de novas amizades que surgiram através da Internet. Realmente vamos ter que nos acostumar a ficar dentro do nosso quintal.

  1. Turismo voltado para a natureza

A pandemia aumentou a consciências das pessoas para os cuidados que precisamos ter com a natureza. Aqui no Brasil serão geradas inúmeras oportunidades para a visitação de praças públicas e parques, o que contribui para o desenvolvimento socioeconômico e a proteção da biodiversidade.

  1. Turismo e bem-estar

Os sistemas de saúde colapsaram ao redor do mundo, o que também gerou um aumento considerável de depressão e outros distúrbios mentais nesse período. De acordo com a análise feita dentro do Sebrae, a preocupação com a saúde irá praticamente dobrar após a pandemia. A busca por lugares que tragam paz, experiências novas e com pouca aglomeração deve aumentar bastante.

  1. Turismo voluntário

O viajante que é ligado sempre procura novas oportunidades para ser voluntário e contribuir com a forma que seja ao local que ele está a visitar. Isso pode deixar uma marca positiva no local, desde que se respeite o seu ambiente e a sociedade que ali integra. Na parte do voluntarismo, as pessoas planejam viajar com o propósito de fazer trabalhos comunitários e contribuir com a sociedade local, que em troca os abre a porta sem cobrar mais nada por isso. Esses projetos visam reduzir um pouco da desigualdade que é tão cruel no mundo de hoje.

  1. Turismo focado na base comunitária

Dentro da linha da inclusão social, os pequenos e médios negócios irão ser uma tendência cada vez mais procurada para o futuro. Em um país com uma diversidade cultural tão presente como o Brasil, o turismo de base comunitária é impulsionado para oferecer bons serviços aos seus visitantes, como guias, produtos de artesanatos e comidas típicas da região.

  1. Ciência e turismo

Além do turismo em que o viajante vai até lugares naturais e apenas quer estar em paz e em bem-estar pleno, o que poderemos ter ainda mais é a busca por um turismo de conhecimento e que tente entender a ciência, como a descoberta de novos vírus e até visitas de Universidades renomadas em pesquisas científicas. Os turistas vão poder conhecer novos projetos e pesquisas realizadas com o intuito de proteger as múltiplas espécies da região.

  1. Turismo de inovações

O momento em que a gente se encontra é para repensar quase tudo. Os eventos presenciais estão suspensos ou sem público, ou então tudo o que está acontecendo é feito virtualmente. É momento de solidariedade, onde os empresários precisam pensar em uma forma simbólica de atrair novos turistas e proporcionar experiências únicas aos mesmos.

  1. Desenvolvimento de novos projetos

Os projetos que forem desenvolvidos daqui para a frente precisam ser cada vez mais seguros. Quando a gente for pensar no turismo em que se visita os parques, temos que saber o impacto que isso causa em um grande número de pessoas. O turismo de massa não é o mais recomendado no momento.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn