Terceirização estimula desenvolvimento da economia da cultura

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destacou na quarta-feira (16), durante evento realizado em São Paulo, a importância da terceirização como fator de estímulo à cadeia produtiva do setor da cultura. Na avaliação do presidente, a terceirização pode gerar novas oportunidades para os pequenos negócios, incluindo os microempreendedores individuais (MEI). “A terceirização não significa precarização do trabalho e, sim,  formalização e mais oportunidades para as pequenos empresas que participam dessa cadeia produtiva”, destacou.

Afif participou do debate “Oportunidades para a construção de uma política para a economia da cultura – como as várias esferas de atuação na cultura podem contribuir para a criação de políticas que fortaleçam o sistema produtivo da cultura”, realizado no contexto do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.

O painel contou também com a participação do secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura, Cláudio Lins de Vasconcelos; do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura, Leandro Carvalho, e da gerente de Cultura, Entretenimento e Turismo do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Patrícia  Zendron, com  mediação de Eduardo Saron,  diretor do Instituto Itaú Cultural.

O presidente do Sebrae revelou que manteve um diálogo com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Paulo Rabello, para propor uma ação conjunta para mapear os setores de cultura e da economia criativa no Brasil, identificando inclusive o número de pessoas envolvidas nas atividades e a geração de renda proporcionada pelo segmento.

Facebook
Twitter
LinkedIn