Transportadoras investem em tecnologia para reduzir prejuízo de roubo nas estradas

Intelbras

Câmeras veiculares,  gravadores e softwares rastreiam assaltos de caminhões de cargas que em apenas um ano somam prejuízo de R$ 1,2 bilhão

O Brasil registrou 14 mil ocorrências de roubos nas estradas de cargas de caminhões só em 2020, ano do último levantamento realizado pela NTC  & Logística.  O prejuízo para as para as transportadoras que operam com caminhões nesse período somaram R$ 1,2 bilhão de reais. Para mudar esse cenário, muitas empresas estão investindo  em tecnologia de monitoramento de frotas. Veja como a tecnologia pode ajudar empresas a monitorar sua frota para reduzir os roubos de carga e ainda otimizar a gestão.

  • Câmeras veiculares: Servem para realizar a captação de imagens. Podem ser aplicadas interna ou externamente ao veículo, além de contar com a possibilidade de captação de áudio.
  • Gravadores: Responsáveis por monitorar e gerenciar eventos e alarmes. O processador do gravador de vídeo também é responsável pela gestão de eventos de inteligência artificial.
  • Software: Faz o gerenciamento de imagens, alarmes, eventos, geolocalização e outros dados do veículo. É capaz de gerenciar eventos de inteligência artificial, como os de detecção de fadiga e distração, bem como o de análise de risco de colisão com outros veículos. Tais eventos são gerados no software por meio de alertas específicos, que podem ser tratados pelo gestor de frotas, que por sua vez atuará para minimizar riscos de acidentes.

Por que monitorar

A redução no número de roubos de cargas nas rodovias brasileiras é resultado das ações dos órgãos de segurança nas estradas, e também do investimento das empresas de transporte em tecnologia.

No entanto, é preciso que essa transformação digital se amplie para todas as transportadoras do país, que hoje são aproximadamente 210 mil, entre empresas e cooperativas do setor, segundo a ANTT ( Associação Nacional de Transportes Terrestres). Afinal, os roubos ainda continuam.

Os benefícios do monitoramento de frotas vão muito além da segurança. A tecnologia resolve várias das demandas das transportadoras e outras empresas que utilizam veículos para prestar serviços.

Entre as vantagens, estão: redução da perda de carga, redução do consumo de combustível, redução das despesas com seguro e manutenção do veículo, monitoramento de excessos de velocidade e desvios de rota, acompanhamento do comportamento do motorista, além do gerenciamento e rastreamento da frota.

Portanto, trata-se de uma solução cada vez mais necessária para as transportadoras, contribuindo para a redução de custos de maneira geral e melhoria da segurança da frota.

Conheça mais sobre as soluções para monitoramento de frotas da Intelbras e solicite uma proposta para a sua empresa

Facebook
Twitter
LinkedIn