Triciclo, a empresa que criou soluções para o desenvolvimento sustentável

A Triciclo é uma empresa privada com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável, sendo pioneira na criação de um programa de fidelidade atrelado à coleta de embalagens pós consumo: o Programa de Fidelidade e Recompensas Retorna Machine.

Através de máquinas de venda reversa (as “Retorna Machines”), a Triciclo realiza a captação dos resíduos identificando o depositante, a fim de conceder-lhe benefícios sociais.

Para participar do programa é simples e fácil. Em uma primeira oportunidade, o interessado deve fazer seu cadastro gratuito através da própria Retorna Machine, pelo site www.triciclo.eco.br ou pelo aplicativo Retorna Machine, disponível para IOS e Android. Além disso, através destes meios, é possível gerenciar sua conta e os seus pontos Triciclo.

Com uma conta Triciclo, na medida em que o usuário deposita suas embalagens na Retorna Machine, ele adquire pontos (os “Pontos Triciclo”), com os quais pode obter desconto em contas de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, crédito no telefone pré-pago móvel, e/ou obter pontos no programa de fidelidade da Livraria Saraiva (o “SaraivaPlus”). É também possível realizar a doação dos pontos para Instituições Filantrópicas auxiliadas pela Triciclo, como o Projeto Arrastão, a Casa do Zezinho e a Fundação Fenômenos.

As Retorna Machines recolhem embalagens pós consumo, como latas de alumínio, garrafas PET, embalagens de aço, longa vida e/ou de vidro. Para recolhimento da embalagem, é necessário que a mesma contenha o código de barras legível. Cada tipo de material possui uma pontuação: Alumínio 15 pontos Triciclo; Aço 10 pontos Triciclo; Longa Vida 5 pontos Triciclo; Pet 10 pontos Triciclo; e, Vidro 5 pontos Triciclo.

“O Programa de Fidelidade Retorna Machine possui um forte viés sócio-educacional ambiental, na medida em que permiti ao usuário destinar corretamente o resíduo domiciliar à reciclagem ou reaproveitamento, obtendo um benefício social, como crédito no transporte público, desconto na sua fatura de energia elétrica, descontos em livrarias e até recarga de telefone móvel”, declara Felipe Lagrotta Nassar Cury, diretor executivo da Triciclo, o qual ainda enfatiza que nenhum outro programa de fidelidade no Brasil possui tais benefícios sociais aos seus usuários.

As máquinas estão distribuídas por locais públicos e privados de grande movimentação e todo o material coletado é tratado pela própria Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras. Em aproximadamente dois anos e meio de atividade, o Projeto Retorna Machine já coletou mais de 5 milhões de embalagens, que foram revertidas em milhares de benefícios sociais.

Facebook
Twitter
LinkedIn