Um ano de pandemia: Instagram cresce e se torna vitrine de vendas

O Brasil ainda atravessa um momento muito crítico da pandemia e, ao que tudo indica, esse cenário ainda está distante do fim. Com isso, muitos comerciantes tiveram que se reinventar e pensar em um novo plano para conseguir girar o estoque, sem que a renda dependa exclusivamente das lojas físicas. 

De acordo com pesquisa recente do Centro Regional de Estudos do Brasil, atualmente 78% das empresas brasileiras, sejam elas de porte grande ou pequeno, estão presentes em pelo menos uma mídia social e acreditam que as mídias online podem influenciar parcerias e acarretar um aumento de vendas. Nesta porcentagem, 57% estão conectadas apenas e exclusivamente para realizar vendas online – o que representa um aumento significativo de investimento dos comerciantes em plataformas digitais.

Com as empresas migrando para o digital, as redes sociais ganharam ainda mais destaque e passaram de entretenimento para uma vitrine de negócios e vendas. Só pra se ter uma ideia, atualmente a rede social Instagram conta com mais de 95 milhões de usuários ativos no Brasil. Além disso, conforme dados da consultoria Kantar, o Instagram, o Facebook e o Whatsapp cresceram em média 40% no Brasil desde o início da pandemia. Dentre estes, o Instagram lidera  em relação a vendas e compras via internet e possui mais de 25 milhões de anunciantes no mundo que já utilizam a plataforma para gerar negócios.

“O Instagram surgiu em 2010 como um divertido aplicativo para compartilhar fotos. À medida em que foi ganhando novas funcionalidades, como mensagens, stories, transmissões ao vivo e posts patrocinados, também conquistou espaço na estratégia digital das empresas, se tornando também uma ferramenta de vendas”, comenta o empresário e influenciador Frederico Flores, dono do perfil @orealempreendedor, com mais de 310 mil seguidores.

Flores é especialista em vendas e compartilha em seu canal dicas para ajudar empreendedores a iniciarem um negócio ou a melhorarem a gestão da sua empresa. Começou a empreender aos 19 anos vendendo cursos de DJ na internet, sendo por muito tempo um dos tops vendedores do Mercado Livre. Segundo ele, para ter sucesso na rede é preciso atrair engajamento, construir autoridade e humanizar as marcas. 

Confira três dicas do @orealempreendedor para quem quer alavancar vendas fidelizar o público na rede:

– Humanização das marcas: o Instagram é uma rede social muito ligada à “pessoalidade” e as pessoas se comunicam muito mais quando tem a humanização da marca, do produto, da solução. Assim, como o Instagram é uma rede social que as pessoas acompanham a vida de outras, o dia a dia, seja para inspiração ou motivação, é importante que as marcas tenham isso em mente e humanizem os seus perfis. Isso é possível quando se mostra o rosto de quem está por trás da empresa e faz o dia a dia acontecer, mostra a equipe e os bastidores.

– Provas sociais: outra dica é usar as provas sociais, que são obtidas com depoimento dos clientes, vídeos dos clientes utilizando os produtos e falando sobre você. Esse material pode ser compartilhado no feed ou stories. Podem ser utilizados elementos, depoimentos, cases, exemplos de coisas que já fez, que te dê autoridade.

– “Infoentretenimento”: de uma maneira geral as pessoas estão no Instagram para se divertir. As marcas com sucesso de engajamento no Instagram são aquelas que tratam a informação como entretenimento, que é quando ensina e mostra a solução de forma mais lúdica, divertida, polêmica, que faz com que as pessoas tenham vontade de participar. As marcas que conseguem têm uma boa estratégia de “infoentretenimento” fazem sucesso com o público.

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