Uma das principais investidoras femininas fala dos desafios

Patricia Osorio empreendedora

​”Nossa missão é construir uma rede vibrante de startups no Brasil e na América Latina, capacitar e ajudar fundadores visionários a construir o mercado de amanhã.”

 

Patricia Osorio é co-fundadora do GVAngels e co-fundadora da startup Birdie. GVAngels é um grupo de investidores-anjos que busca fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo no Brasil, promovendo o encontro entre bons empreendedores e investidores com experiência. E a Birdie entrega às empresas uma visão granular e completa da experiência dos clientes com sua marca, produtos e pontos de venda (on e offline) durante toda a jornada de compra. Com isso, as empresas podem tomar decisões mais centradas no cliente para melhorar seus produtos, campanhas, atendimento e mais.

Ela foi nomeada uma das principais investidoras femininas de 2021 na América Latina pela LAVCA e é defensora do Empreendedorismo Feminino e LGBTQI+. Ela diz que a missão do GVAngels é construir uma rede vibrante de startups no Brasil e na América Latina, capacitar e ajudar fundadores visionários a construir o mercado de amanhã.

“Hoje contamos com mais de 310 investidores -anjos com interesse pessoal em investir em startups e agregar conhecimento com sua expertise e experiência para ajudá-las a fazer decolar seu negócio”, conta, e alerta sobre os desafios de ter o próprio negócio: “Empreender exige muita resiliência, determinação, coragem e inteligência emocional. É uma montanha-russa: você um dia acha que vai dominar o mundo, outro acha que tudo vai dar errado. O empreendedor precisa ter a capacidade de equilibrar vários pratinhos, priorizar atividades, ouvir as pessoas, estar atento a oportunidades, e ter muito foco. Isso sem falar nas expectativas de diferentes stakeholders (clientes, colaboradores, investidores, parceiros, etc.) que precisam ser gerenciadas.”

Para Patricia, um empreendedor sempre é cercado de muitas dúvidas sobre qual a melhor decisão a tomar, o que priorizar, entre outras questões. “Ter a resposta para tudo é um grande desafio, e acredito que é aí que entra a importância de um bom time (sejam sócios ou colaboradores) e de bons investidores – investidores que sejam parceiros, ajudem o empreendedor com contatos, tirando dúvidas, sugerindo alternativas e mais. O GVAngels é um grupo reconhecido por isso: temos mais de 300 membros que suportam os empreendedores das nossas investidas, tornando o desafio de empreender menos solitário e com mais chances de ser bem-sucedido.”

No mês em que comemora-se o Dia Internacional da Mulher, Patricia diz que as mulheres ainda têm menos acesso a capital, menos oportunidades de negócio, e salários piores. “Tenho certeza de que já deixei de fechar negócios por ser mulher, sendo julgada como menos capaz naquele contexto, e já tive experiências em que a pessoa do outro lado da mesa não ouvia minha opinião, e sim a de um homem. Felizmente acredito que isso tem mudado cada vez mais”, conclui.

Facebook
Twitter
LinkedIn