Vacinação aumenta confiança de empresários do franchising

Camila Mr Fit empreendedora

Com a aprovação emergencial da Anvisa para a aplicação das vacinas contra o coronavírus, o empresariado brasileiro acredita na retomada econômica e vê, mesmo com cautela, uma esperança em dias melhores. O isolamento social imposto pela pandemia causou perdas na receita de diversos setores, embora  houve aqueles que conseguiram manter as atividades e, outros, até mesmo obter crescimento em um período tenebroso.

É o caso, por exemplo, do Mr. Fit, rede de alimentação saudável, que teve um avolumamento de 100% nos negócios desde o início da pandemia. Segundo Camila Miglhorini, CEO da franquia, a vacina é uma esperança de dias melhores sim, mas ainda é preciso ter cautela. “Para nós, o ano de 2020 foi favorável no tocante ao crescimento da empresa como um todo, sentimos um aumento na procura da boa alimentação pelo público que seguiu certinho o isolamento social. Para este ano, pretendemos manter a estabilidade que conquistamos em 2020”, declara.

Outra empresa que conseguiu se adaptar às mudanças impostas pelas legislações governamentais durante a pandemia e manter seu caixa foi a Anjos Colchões & Sofás. Segundo o diretor de franquias, Leonardo dos Anjos, o ano de 2020 foi de muitas incertezas e mudanças, mas a rede conseguiu bater todas as metas e atingir um crescimento significativo. “Em 2021, mesmo com o começo da imunização, esperamos algumas dificuldades, já que o processo será gradativo, mas são nos momentos de crise que surgem as oportunidades e a agilidade para se adaptar é condição sine qua non”, afirma.

Na Casa de Bolos, rede pioneira no segmento de bolos caseiros, a confiança é de um 2021 próspero, principalmente no tocante ao aumento do número de unidades franqueadas. Para o diretor de marketing, Rafael Ramos: “A vacina trará um fôlego para o franchising, que deverá atrair novos empreendedores que perderam o emprego na pandemia. Um investimento no sistema de franquias tem seus riscos, como qualquer outro, mas em momentos de insegurança e crise, há uma grande vantagem quando se opta por um modelo de negócios já validado no mercado, sobretudo quando ligado à credibilidade de uma marca com história e já conhecida”, declara.

Atuando em uma das áreas que mais conseguiu prosperar durante a pandemia, Renato Ticoulat, presidente da rede Limpeza com Zelo, destaca que o período trouxe um aprendizado adicional: a limpeza não deve ser apenas pela estética e sim pela saúde. “Acredito que ainda precisaremos ter cautela, mesmo com a vacina e, se necessário nos adaptarmos a outras mudanças. A tendência é de haver mais confiança da população e do mercado, mas é momento, também, de desenvolver uma cultura resistente e anti-frágil, ou seja, aquela que se adapta com facilidade aos cenários”, comenta o executivo.

Já para Gabriel Concon, sócio fundador da Pizza Prime, outro segmento que conseguiu se manter bem em 2020, “mesmo com a vacina, o ano ainda será bem desafiador, com muitas incertezas e que terá um grande reflexo na economia. Mas, em contrapartida, também será um ano recheado de oportunidades, pois tem muita gente querendo empreender e ter sua autonomia empresarial, saindo da dependência de uma contratação”, explica.

Leandro Souza, CEO das redes Bendito, de cafés e cookies, e Espetto Carioca, de bares e restaurantes, acredita que com a alta expectativa com o sucesso da vacina, a economia deve se beneficiar “Isso ajudará ainda mais a recuperação do consumo voltar ao patamar que era, ou ao menos, se aproximar”.

Para quem atua no setor de serviços não essenciais, a vacinação é a esperança de recuperar os prejuízos de 2020 e voltar a crescer, como é o caso da rede de depilação Pello Menos. “Como as lojas ficaram fechadas por alguns meses do ano passado, nossa meta inicial foi adaptada e priorizamos por manter o caixa da empresa sustentável ao invés de lucrar. Agora, esperamos recuperar o nosso faturamento e a vacina vem em um momento oportuno, em que as pessoas ainda estão receosas de irem às ruas”, comenta a CEO, Regina Jordão.

O presidente da rede de podologia Doctor Feet, Jonas Bechelli, também se diz otimista com a chegada do imunizante no país. “A expectativa é alta e acho que demos um passo importante para a normalidade. Hoje o perfil que frequenta nossas lojas são os mais jovens, que não era nosso público principal, reflexo da mudança de comportamento da população. A meta, agora, é retomar o atendimento aos mais velhos, depois da imunização, e preservar os mais novos”, diz.

Já a Sestini, empresa referência do segmento de mochilas e malas, por sua vez, acredita que com a chegada da vacina, 2021 será mais um ano de desafios, porém de grandes oportunidades. “Haverá uma predominância das empresas mais capacitadas em entender e reagir às novas demandas do mercado sobre aquelas que não conseguirem aceitar e reagir às mudanças. A tendência é a continuidade da aceleração digital, a implementação da omnicanalidade nas empresas e a busca por inovação, produtividade e agilidade”, explica Rodrigo Arantes Carneiro, franqueado da rede.

Para Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany, a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, 2021 começa com otimismo. “Espero que seja um ano de soluções para os entraves na economia do país, nosso desafio é continuar criando mais oportunidades de emprego, apostando nas oportunidades que, sem dúvida, estão na área da saúde”, finaliza.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn