Vale fica mais perto de comprar a Xstrata

A Vale, maior empresa privada do Brasil, está próxima de fechar o maior negócio de sua história, a compra da mineradora anglo-suíça Xstrata.

O valor da transação pode chegar a US$ 90 bilhões, bem mais do que os US$ 17,5 bilhões pagos pela Vale pela canadense Inco, no final de 2006. Se fechar a transação, a Vale virará líder do setor.

A mineradora brasileira estava na última quinta-feira (13) perto de concluir a negociação com a trading suíça Glencore, a maior acionista da Xstrata. O último entrave ao negócio é o pleito da Glencore de manter o direito à comercialização que já possui da companhia anglo-suíça, a quinta maior mineradora do mundo.

Em fevereiro deste ano, o presidente da Vale, Roger Agnelli, disse que a possível aquisição não era prioridade para a companhia, principalmente por causa da negociação com a Glencore.

Na ocasião, Agnelli destacou que o destino do acordo estava nas mãos da Glencore. *Temos limites que se impõem, no sentido de quer é melhor tocar um projeto orgânico do que fazer aquisição. Fazer aquisição em um momento em que todos os ativos estão sobrevalorizados, evidentemente com a perspectiva da continuidade do ciclo positivo dos últimos anos. A gente tem que fazer uma comparação do que é o melhor*, afirmou.

O executivo observou que a qualidade dos ativos de Vale e Xstrata resultaria em uma *combinação estratégica muito positiva*.

Facebook
Twitter
LinkedIn