Varejo deve movimentar 6,6 bilhões em vendas na Páscoa

varejo crescimento empreendedor

Expectativa é de que as vendas aumentem 10% na data. Especialista elenca estratégias para impulsionar vendas no período e conquistar clientes
As vendas de itens da à Páscoa, como ovos de chocolate, bombons, vinhos e flores, devem crescer 10%, este ano, em relação a 2021, alcançando R$ 6,6 bilhões. A estimativa foi divulgada pela Neotrust. Com as novas exigências do mercado, o overdelivering tem ganhado notoriedade por agradar e fidelizar consumidores. A modalidade vai seguir em alta nesta data.

O overdelivering consiste em entregar “algo a mais” junto com os pedidos para reforçar o valor e dedicação da sua marca. Pode ser uma antecipação de entrega, surpresas na embalagem como balas, doces ou um cheirinho. Também é possível pensar em cupons de desconto, cartões fidelidade e brindes que sejam relacionados ao seu produto, como um “scrunchie”, uma modernização da “xuxinha” de cabelo, feita com retalhos da peça de roupa adquirida, por exemplo.

Como explica Franklin Bravos, CEO da Signa, startup digitaliza e profissionaliza e-commerces, “A experiência do consumidor está ganhando cada vez mais relevância nas vendas online, o overdelivering é uma das formas mais modernas e eficientes de se destacar no mercado e fidelizar clientes”. No caso da Páscoa, não é diferente. É possível adaptar todas as entregas para a comemoração e pensar em características que remetam à data.

Pensando nessa ocasião, o especialista levantou cinco opções para implementar no negócio e ampliar o faturamento.

1. Brindes

Essa é uma boa opção para lojistas com orçamento apertado, principalmente os que estão empreendendo de maneira artesanal. “Podemos pensar em balas, bombons, chaveiros e até brinquedos, se for pensado para crianças”, explica Franklin. “Uns anos atrás era muito tradicional o consumidor receber lembrancinhas, mas imagina como seria interessante se isso acontecesse atualmente, sem ele estar esperando?”, acrescenta.
2. Amostras gratuitas

Outra possibilidade para trabalhar na divulgação da marca é oferecer amostras para teste. Pode ser um produto de outro sabor, como um pedaço de bolo ou brigadeiro, caso o lojista continue com a produção depois da data. Dessa forma o cliente é surpreendido e ainda tem a chance de experimentar outras opções, podendo adquiri-las em uma nova oportunidade.
3. Antecipação de entregas e frete grátis

“Já imaginou solicitar uma encomenda com previsão de entrega para sete dias e ela chegar em cinco? A antecipação de entrega pode surpreender muitos clientes e gerar uma imagem muito positiva de eficiência para o seu negócio”, explica Franklin. “Além disso, sobre esse mesmo tema podemos pensar na gratuidade do frete, que pode ser aderido em compras acima de um valor específico”, complementa.
4. Cupons de desconto e cartão fidelidade

Existem várias maneiras de aplicar um cupom de desconto. É possível oferecê-los na primeira compra ou a partir de uma quantidade específica gasta na loja. Também podem ser utilizados de maneira progressiva, assim, quanto mais produtos o cliente adquirir, mais desconto ele vai receber. “No caso dos cartões fidelidade, a ideia é que ao comprar cinco ou dez produtos, por exemplo, a próxima compra sai gratuitamente ou com desconto”, esclarece Bravos. “Isso é uma ótima forma de fidelizar o cliente e impulsionar novas compras”, afirma.
5. Personalização das entregas

Outro ponto imprescindível é pensar que cada consumidor é diferente e que oferecer versões distintas para cada um deles pode ser uma ótima maneira de se destacar no seu setor. “Assim, o varejista consegue fazer várias seleções com seus produtos para que eles atendam as preferências de cada tipo de cliente”, comenta o CEO. “O e-commerce ganhou espaço na rotina dos brasileiros, mas a exigência aumentou. Por isso, é necessário ir além da entrega convencional e se atentar a uma experiência do consumidor por completo”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn