Venda de produtos da linha branca cresce 23% com redução de IPI

 As vendas de eletrodomésticos da linha branca tiveram aumento de 22,63%, em média, entre dezembro e fevereiro na comparação com o mesmo período no ano anterior.

Os dados, que se referem aos produtos (geladeira, fogão, máquina de lavar etc) que tiveram redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em dezembro, foram divulgados nesta quinta-feira pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

O benefício fiscal está previsto para terminar no próximo dia 31. "É fundamental que o governo mantenha essa desoneração por mais 6 ou 12 meses. O IDV está justamente demonstrando junto ao governo a necessidade de que ela seja renovada", diz o presidente do instituto, Fernando de Castro.

A expansão também impactou as vendas de eletroeletrônicos, como os itens da linha marrom (TV, DVD etc), que subiram 12,13%, em média, no mesmo intervalo.

A pesquisa foi realizada com 35 grandes redes varejistas do país, como Grupo Pão de Açúcar, Magazine Luiza e Tok&Stok.

Em 2011, o faturamento do varejo chegou a R$ 776 bilhões, excluindo dados de veículos e peças automotivas. Para este ano, a projeção do IDV é ultrapassar a marca de R$ 800 bilhões.

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