Vendas de veículos importados recuam 24,2% em janeiro

A venda de veículos importados registrou queda de 24,2% em janeiro de 2013, quando foram emplacadas 8.617 unidades, em comparação com o mesmo período do ano passado, época em que 11.370 unidades foram comercializadas.

De acordo com os dados da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), se comparado ao mês de janeiro, a retração foi de 7,2%, passando de 9.287 para 8.617 unidades. No mês passado, a participação de importadoras oficiais no mercado brasileiro significou 2,9%.

O vice-presidente da Abeiva, Marcel Visconde, diz que, apesar da queda, as vendas em 2013 devem ser melhores do que no ano passado. “É muito cedo ainda para avaliar, mas, por enquanto, iremos manter a previsão de vendas para 2013, de 150 mil unidades, 17% a mais em relação às 129 mil unidades de 2012”, explica.

Inovar-Auto
Visconde ainda afirma que o programa Inovar-Auto – medida adotada pelo Governo Federal com o objetivo de estimular o investimento na indústria automobilística nacional –, a médio prazo, irá beneficiar também o setor de importações. “Sem aumento de IPI, os importadores terão preços mais competitivos, além de poder oferecer uma política comercial mais acessível ao consumidor brasileiro, mesmo superando o volume da cota”, afirma.

Facebook
Twitter
LinkedIn