Vendas do comércio crescem pelo 6º mês seguido, aponta IBGE

As vendas no comércio varejista cresceram pelo sexto mês consecutivo. Em outubro, houve alta de 0,4% na comparação com setembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em relação a outubro de 2009, houve alta de 8,8% –a menor variação desde novembro de 2009. No acumulado do ano, verifica-se avanço de 11,1% na comparação com igual intervalo no ano passado. Já nos últimos 12 meses até outubro, as vendas cresceram 10,7%.

A receita nominal de vendas no comércio aumentou pelo décimo mês seguido, com expansão de 1,3% na comparação com o mês anterior. Em relação a outubro de 2009, a receita do comércio aumentou 13,3%, com destaque para o setor de livros, jornais e papelaria (19,7%).

As vendas no comércio varejista ampliado –que inclui ainda o desempenho das vendas de veículos e motos, partes e peças e material de construção apenas no varejo– subiram 2,1% frente a setembro. Na comparação com outubro de 2009, houve alta de 11,2%.

As vendas de veículos e motos, partes e peças subiram 6,8% na comparação com setembro e 16% ante o mesmo mês do ano passado.

Já as vendas de material de construção no varejo ficaram estáveis ante setembro e apresentaram alta de 8,9% ante outubro de 2009.

Na comparação com setembro, quatro das oito atividades pesquisadas registraram crescimento no volume de vendas, com destaque para livros, jornais e papelaria (4,7%) e móveis e eletrodomésticos (2,3%).

Por outro lado, houve retração nas vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-10,0%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%) e combustíveis e lubrificantes (-0,2%).

Em relação a outubro de 2009, todas as oito áreas avaliadas apresentaram expansão, principalmente os setores de livros, jornais e papelaria (15,9%) e móveis e eletrodomésticos (15,4%).

Facebook
Twitter
LinkedIn