Vita Derm prevê crescimento de 18% e lança novos produtos

A Vita Derm, empresa 100% brasileira sediada em Santana de Parnaíba (SP), e referência no mercado de cosméticos de tratamento hipoalergênicos de estética facial, corporal e capilares, chega aos 38 anos de existência  superando a pandemia com força total e com expectativa de crescimento de vendas em 18% ainda este ano, além do lançamento de 15 novos produtos até 2023, com destaque para ácidos concentrados e linha de ozônio.

“Todo esse quadro favorável, mesmo com a pandemia deveu-se aos investimentos em estoque, promoções pontuais de vendas e-commerce, ações intensivas em marketing e, principalmente a flexibilização na política comercial, com maiores prazos de pagamentos e descontos especiais” explica Marcelo Schulman, CEO e presidente sócio fundador da empresa, que é farmacêutico, Master em Dermo Cosméticos e Farmácia, formado pela Universidade de Barcelona.

Apesar das restrições impostas pela pandemia, principalmente com o fechamento do comércio, a Vita Derm obteve resultados bastante expressivos em seu faturamento, com aumento de 20% em 2020 comparado a 2019 e ainda com projeção de vendas para este ano apontando um crescimento da ordem de 18%. “Ainda temos expectativa de aumento da rede de franquias, com novos modelos de negócios, fortalecimento da marca com novas ações de marketing e crescimento no varejo”, conta Schulman.

É interessante observar que em 2020 houve uma queda de 17% na quantidade de unidades vendidas em relação a 2019, mas isto não afetou os números financeiros do faturamento em razão do aumento expressivo no ticket médio, o que segundo os representantes da empresa reflete a aceitação dos produtos da Vita Derm em diversas camadas de consumidores.

Em 2021, no ranking da COMEPI (que compreende rede de 18 lojas nos estados do Amazonas e Roraima), a Vita Derm com faturamento de mais de R$ 3 milhões ficou em primeiro lugar no ramo de estética e quarta no geral (os três primeiros eram apenas do setor capilar e acessórios).

 Zero Demissões

Apesar da crise de desemprego causada pela pandemia, a Vita Derm, que conta com mais de 100 colaboradores diretos e mais de 3 mil indiretos (franqueados e distribuidores) foi uma das poucas empresas brasileiras que não demitiram nenhum funcionário durante o período. Dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) apontam que em 2020, cerca de 1 milhão de empresas demitiram funcionários no país. A construção foi o setor que teve o maior número de empresas (45,2%) que demitiram, seguido por comércio (35,2%) e serviços (33,8%). Na indústria, 29,8% das empresas acusaram algum corte de pessoal.

A Vita Derm atribui o êxito na manutenção dos funcionários à experiência da empresa em outras crises econômicas, musculatura da estrutura interna e principalmente na gestão de pessoas, que é a marca principal da administração atual. “A Vita Derm tem um nome construído ao longo de muitos anos, que ainda permanece na ativa, passando por turbulências econômicas, mas sobreviveu à toda essa instabilidade, costumeira do mercado. Também possuímos franquias consolidadas, com mais de 20 anos de existência e em plena atividade, estrutura própria de cursos e treinamentos para profissionais nas áreas de pele e cabelo, além de garantia da qualidade na matéria prima utilizada. Todos esses fatores favorecem a longevidade e sucesso da empresa, detalha Schulman.

Outra característica da Vita Derm é a opção por um portfólio reduzido (atualmente conta com 130 itens) e direcionado para profissionais de beleza e consumidores, com eficácia e aprovação comprovada por eles, através da customização do  portfolio, tornando-o minimalista, e investimento nas linhas de maior procura, direcionadas a esses públicos.

Pioneirismo

Ao longo desses anos, a Vita Derm também se destacou por ações pioneiras no setor de cosméticos no Brasil. Foi a primeira empresa do setor a introduzir o curso de Cosmetologia nas universidades, elaborado e ministrado pelo próprio Marcelo Schulman na Faculdade Anhembi Morumbi (SP).

Também foi uma das empresas pioneiras no desenvolvimento da linha vegana, pois muito antes do tema se tornar tendência de consumo ou apelo de vendas, os produtos Vita Derm já possuíam características veganas desde sua concepção. Além disso, todos os produtos são desenvolvidos cientificamente, com alto controle de qualidade, preocupação constante com meio ambiente e não menos importante, não são testados em animais.

Marcelo Schulman é uma figura muito conhecida no setor de cosméticos e na sociedade brasileira. É farmacêutico de formação especialista em tecnologia de cosméticos e Master em dermo farmácia e cosmetologia pela Universidade de Barcelona.

Criador e ex-coordenador do curso de Farmácia e Estética da Faculdade Anhembi Morumbi. Coordenador Científico do ISIC (Instituto Schulman de Investigação Científica) desenvolveu o primeiro curso superior de Estética em nível universitário no Brasil, nos anos 90.

Também foi o primeiro a desenvolver o curso de Cosmetologia nas universidades, elaborado e ministrado por ele na Faculdade Anhembi Morumbi. Desenvolveu o primeiro curso em CHEF no Mundo

É membro do Conselho de Farmácia Estética no Conselho Regional de farmácia – CRF-SP. Em 2019 escreveu o capítulo “O ser humano não imagina do tudo que é capaz” dentro do livro “Disruptalks – Histórias e dicas para quem sonha empreender” (Editora Reflexão).

Facebook
Twitter
LinkedIn