A decisão ideal: saiba como escolher o sistema de ensino adequado com a sua escola

Por Felipe Ferreira, CEO da Proesc*

O sistema de educação é um modelo de negócio que oferece um conjunto de soluções educacionais para as instituições de ensino, desde o material didático até os recursos tecnológicos, a assessoria pedagógica e a consultoria de marketing. Nesse sentido, a escolha adequada para a sua escola pode fazer toda a diferença na qualidade das aulas, desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos e na gestão.

Um sistema de ensino é formado por unidades educacionais que seguem o objetivo de um método de organizar e orientar a educação dos estudantes, garantindo a qualidade e a eficiência do ensino-aprendizagem.

Por sua vez, a assessoria pedagógica fornece orientação, acompanhamento e apoio aos gestores, coordenadores e professores da escola e pode ser feita por profissionais internos ou externos, com experiência e conhecimento em pedagogia. Ela ajudará a proporcionar uma educação de qualidade, que prepare os alunos para os desafios do século XXI. Com esse serviço, a instituição de ensino poderá:

  • Definir e implementar o projeto político-pedagógico, segundo a sua realidade e os seus objetivos;

  • Elaborar e revisar o currículo escolar, garantindo a coerência e a atualização dos conteúdos e das competências;

  • Planejar e desenvolver as metodologias de ensino-aprendizagem, utilizando recursos didáticos adequados e inovadores;

  • Avaliar a aprendizagem dos alunos, utilizando instrumentos válidos e confiáveis;

  • Resolver as questões pedagógicas que surgirem no dia a dia com agilidade e eficiência.

Mesmo assim, ainda é necessário  comunicar ao público esses benefícios. Por isso, é preciso de um bom marketing educacional para  conquistar novos alunos, manter os que já estão matriculados, além de estreitar o laço com as famílias e com a comunidade escolar, ampliar a visibilidade e a reputação estudantil e valorizar a marca educacional.

No que diz respeito às tecnologias, as ferramentas digitais podem ser usadas para apoiar, complementar ou inovar as práticas pedagógicas na educação. Elas são responsáveis por abranger uma variedade de dispositivos, softwares e mídias que podem ser usados para diferentes fins dentro deste universo. Dentre os diversos benefícios para o ensino e a aprendizagem, elenco:

  • Criar um ensino mais dinâmico, interativo e colaborativo, favorecendo a troca de conhecimentos entre estudantes e professores;

  • Tornar a aprendizagem mais personalizada, adaptada ao ritmo, ao estilo e às necessidades de cada aluno;

  • Gerar conteúdo mais significativo, contextualizado e relevante para a realidade dos jovens;

  • Ampliar as possibilidades de acesso à educação de qualidade, independentemente do tempo, do espaço e das condições socioeconômicas dos alunos.

De forma geral, não importa o método escolhido, desde que ele seja integrado. O sistema de ensino pode ser usado em conjunto com um sistema de gestão escolar para otimizar a instituição como um todo. Só assim, será capaz de reduzir custos, elevar a produtividade e melhoria da qualidade de ensino. Portanto, contar com o sistema é uma forma de modernizar e otimizar a gestão de uma instituição de ensino, trazendo benefícios para todos os envolvidos.

Cada organização de ensino tem suas características, vantagens e desafios, e pode influenciar diretamente na forma como os alunos aprendem e se desenvolvem. Por isso, é preciso analisar com cuidado as opções disponíveis no mercado, considerando o perfil da escola, da família e do estudante .

 

*Felipe Ferreira é CEO e cofundador da Proesc,  edtech amapaense que oferece uma plataforma de gestão escolar on-line inovadora com funcionalidades completas, com MBA em Engenharia de Software e Bacharel em Sistemas de Informação. Programador, mentor e palestrante em empreendedorismo digital e startups. De 2019 a 2023 Felipe foi eleito Presidente da Associação de Empresas de Tecnologia do Amapá – AMAPATEC e atua com foco em fomentar o desenvolvimento de novas startups e verticais da economia digital no Amapá.

Facebook
Twitter
LinkedIn