A inteligência artificial e a personalização do ensino

Por Heitor Cunha, CEO da CodeBit*

Cada vez mais, as pessoas buscam soluções personalizadas para atender às suas demandas e necessidades. No cenário educativo não é diferente. A personalização do ensino vem se fortalecendo graças às inúmeras vantagens que promovem o protagonismo dos estudantes, ajudam no desenvolvimento de novas competências, garantem mais engajamento e melhoram a relação entre alunos e instituições.

personalização do ensino envolve também a adaptação de dinâmicas e metodologias para atender e corresponder aos interesses e demandas de cada estudante. O conceito leva em conta que cada um possui metas, necessidades, habilidades e dificuldades diferentes. Portanto, cabe às instituições oferecerem metodologias flexíveis e capazes de se ajustarem às necessidades de sua clientela estudantil, não apenas de maneira coletiva, como também individual.

personalização determina ainda que as instituições de ensino insiram o aluno no centro das suas abordagens e invistam em diferentes modelos de aprendizado, voltando seus esforços e atenção às múltiplas habilidades das pessoas, como facilidades em determinadas matérias, interesses, hobbies e muito mais.

Dentro desse cenário, ao interagirem com o ambiente virtual, os alunos geram grandes volumes de dados educacionais. E é justamente o gerenciamento dessas informações que permite a criação de modelos de ensino personalizados, capazes de se adequarem ao nível de conhecimento e ritmo de aprendizagem de cada estudante. Além disso, também  contribui para minimizar as dificuldades e potencializar os pontos fortes de cada aluno, promovendo um aprendizado mais eficaz e significativo.

Com a disseminação dos recursos tecnológicos, os métodos tradicionais de ensino estão se tornando cada vez mais obsoletos, fato que requer conscientização, aceitação e mudanças pedagógicas. Afinal, as pessoas são diferentes, então, naturalmente, os resultados apresentados não serão iguais. Assim sendo, para extrair o melhor de cada um e garantir uma boa performance, bem como a absorção dos conteúdos por parte de todos, é necessário transformar a forma de ensinar.

A transformação do ensino passa inevitavelmente por ferramentas tecnológicas que suportam o novo processo de aprendizado. Através dessas ferramentas é possível avaliar individualmente cada aluno, entender seu progresso ao longo do tempo e não apenas avaliá-lo com base em um curto período ou um teste específico. As novas ferramentas que utilizam algoritmos de inteligência artificial tornam possível que conteúdos genéricos sejam individualizados e direcionados de uma forma específica para cada aluno, respeitando, principalmente, sua individualidade, capacidades, dificuldades, forças e fraquezas e garantindo maior eficiência no processo de ensino como um todo.

Além disso, os softwares de acessibilidade são ferramentas que permitem disseminar ainda mais essa transformação. São essenciais para garantir a inclusão e o aprendizado de alunos com necessidades especiais, quebrando barreiras, democratizando o ensino.

*Heitor Cunha é CEO da CodeBit, uma empresa de desenvolvimento de soluções tecnológicas para organizações sem fins lucrativos, fundações, institutos e órgãos de classe. Formado em Engenharia da Computação, com ênfase em computação móvel e telecomunicações, pela Universidade de São Paulo, e Mestre em Física na área de processamento de imagens de ressonância magnética cerebral com publicação de artigo internacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – USP.

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