Por Carolina Fernandes, CEO e fundadora da Cubo Comunicação*
Da descoberta de padrões de comportamento e consumo à previsibilidade do retorno sobre o investimento (ROI) em campanhas de marketing, a contínua e acelerada evolução da inteligência artificial (IA) tem causado um impacto significativo no setor de marketing.
E o que o futuro nos reserva? Considerando que o cenário atual era inimaginável há poucos anos, não é possível responder a essa pergunta de maneira efetiva e assertiva. Para esses casos, o caminho mais adequado é confiar nas tendências.
A indiscutível revolução provocada pela tecnologia
Um estudo global sobre inteligência artificial realizado pela consultoria PwC projeta que a utilização das ferramentas pode injetar até US$ 15,7 trilhões na economia global até 2030. Cerca de 45% desses ganhos econômicos serão obtidos através de melhorias de produtos, maior personalização, atratividade e acessibilidade proporcionada por essa tecnologia.
Esse número é apenas uma estimativa, mas já evidencia o incrível potencial visível no horizonte. E tratando especificamente do marketing, essa expectativa se repete. Uma pesquisa do Statista estima que a receita global para inteligência artificial em marketing será de US$ 36 bilhões até o fim de 2024.
Campanhas publicitárias que antecipam suas necessidades? Experiências do cliente hiperpersonalizadas que beiram à perfeição? Chatbots inteligentes capazes de automatizar todo o atendimento ao cliente? Sim, esse é apenas um spoiler do que nos reserva o futuro da tecnologia para automação de marketing.
Tendências e estratégias da inteligência artificial no marketing
À medida que a inteligência artificial evolui de forma consistente e continua a remodelar as indústrias, sua integração com a automação de marketing cria um amplo leque de possibilidades. E é sobre elas que vamos falar adiante.
1. Hiperpersonalização da jornada de compra
Já imaginou uma jornada de compra que se desenvolve perfeitamente, onde cada etapa é automaticamente adaptada às preferências e às necessidades do consumidor? Esse é apenas um vislumbre do que a personalização orientada por inteligência artificial é capaz de fazer.
Como? Ao analisar grandes quantidades de dados em tempo real, algoritmos podem identificar preferências, comportamentos e intenções individuais, permitindo que as marcas adaptem o conteúdo, as ofertas e as recomendações às necessidades e interesses exclusivos de cada cliente.
2. Análise preditiva para prever estratégias mais assertivas
A análise preditiva é uma das principais aplicações de inteligência artificial na automação de marketing. A partir da obtenção e interpretação de dados, a tecnologia permite que as empresas se antecipem às necessidades futuras do cliente, com precisão sem precedentes.
Da rotatividade de clientes à previsão de receita, a análise preditiva nutre as marcas com informações imprescindíveis para a tomada de decisão, sendo um importante diferencial competitivo, colocando-as à frente da concorrência.
3. Otimização de campanhas
Ao serem abastecidos por dados, os algoritmos de machine learning identificam oportunidades de otimização de campanhas e as ajustam automaticamente, maximizando o ROI. Além disso, a inteligência artificial pode realizar testes A/B multivariados, permitindo que os profissionais concentrem-se em aspectos mais relevantes e estratégicos para as campanhas.
4. Automatização do atendimento ao cliente
Atendimento por chatbot não é uma novidade, mas a inteligência artificial elevou esse recurso a outro patamar. Das mensagens pré-configuradas para uma simples triagem do atendimento aos assistentes virtuais capazes de entender e responder às dúvidas do cliente de maneira personalizada, economizando tempo e recursos valiosos para as empresas.
Concluindo, eficiência, personalização em escala, redução de custos, aumento do índice de satisfação e melhoria do ROI são apenas alguns dos impactos positivos do uso da inteligência artificial na automação de marketing. Empresas que adotarem essas tecnologias estarão melhor posicionadas para competir no mercado global em constante evolução.
*Carolina Fernandes é CEO e fundadora da Cubo Comunicação, hub de comunicação e marketing que fornece soluções personalizadas e customizadas para marcas de diferentes segmentos e portes. Ela é coautora do livro Mentalidade & Performance, palestrante, host do podcast e autora do livro A tecla SAP do Marketês, mentora do curso Marketing para Empreendedores e especialista em Marketing & Comunicação com mais de 20 anos de atuação.