Por Felipe Ferreira, CEO da Proesc*
O principal foco das escolas é dar atenção à qualidade do ensino e constantemente pesquisar sobre metodologias, tendências e práticas que vão ajudar seus alunos a aprender mais e melhor. Em paralelo, as instituições também precisam estudar formas de se manterem competitivas e relevantes no mercado, de modo a atrair mais estudantes. Uma forma de fazer isso é por meio do entendimento e mapeamento da jornada do aluno.
A jornada do aluno é um conceito do marketing educacional que fala sobre o caminho que um estudante em potencial percorre até efetivar a matrícula. Essa trajetória possui várias fases e se assemelha muito à caminhada do consumidor, que já é comumente analisada por empresas para elevar vendas e otimizar serviços. Por isso, vale muito a pena conhecê-la para saber como captar mais estudantes e fidelizá-los.Diante disso, eles passam por estágios que são:
Descoberta: nesse momento inicial, os estudantes e suas famílias percebem a necessidade de fazer um curso ou ingressar em uma determinada instituição. É aí que começam a pesquisar e buscar uma solução para essa demanda;
Consideração: sabendo que querem dar esse passo, é hora de começar a elencar opções e considerar algumas instituições, mas é válido que ele ainda precise de mais informação para tomar uma decisão;
Decisão: nesta hora, o estudante passa um tempo analisando as informações que encontra sobre as escolas que está cogitando, levando em conta seus objetivos e o que cada instituição tem a oferecer como renome, qualidade, grade curricular, atividades extras, etc.;
Tomada de ação: por fim, depois de muito pesquisar, o estudante opta por uma instituição e realiza a matrícula.
A escola que conhece esse percurso consegue tomar uma atitude proativa de entregar o conhecimento que a pessoa precisa na hora certa, oferecendo orientação, conteúdo e uma boa experiência.
Esta é uma estratégia imprescindível quando se trata da jornada do aluno, e mais do que isso: oferecer conteúdo qualificado ao longo das etapas. É possível ver que em vários momentos da trajetória o futuro estudante está buscando saber mais sobre as opções disponíveis. É nesta hora que sua instituição deve estar preparada para fornecer materiais atualizados que falam sobre assuntos relevantes ligados à educação moderna e novas metodologias de ensino.
Quando os alunos estão considerando uma opção, a apresentação da infraestrutura conta muito. Afinal, é no ambiente escolar que o estudante passará um bom tempo se concentrando em suas atividades por vários dias. Torne o ambiente acessível, democrático, confortável e acolhedor. Espaços de aprendizagem devem estar bem equipados para favorecer o desenvolvimento dos estudantes.
Outro fator essencial é o atendimento. Tenha certeza que sua equipe está bem preparada para tirar dúvidas e cativar os estudantes. Investir em um atendimento personalizado, acolhedor e atencioso é um diferencial. Além disso, a tecnologia é uma aliada indispensável atualmente para trazer mais agilidade, produtividade e eficiência a diversas operações.
Neste sentido, ter um sistema de gestão que contemple um bom portal, no qual usuários podem consultar informações, tirar dúvidas e realizar outras atividades com conveniência é fundamental. Ao considerar a jornada do aluno em sua estratégia, uma instituição de ensino tem a oportunidade de se aproximar, aumentando as chances da efetivação da matrícula.
*Felipe Ferreira é CEO e cofundador da Proesc, edtech amapaense que oferece uma plataforma de gestão escolar on-line inovadora com funcionalidades completas, com MBA em Engenharia de Software e Bacharel em Sistemas de Informação. Programador, mentor e palestrante em empreendedorismo digital e startups. Desde 2019 Felipe foi eleito Presidente da Associação de Empresas de Tecnologia do Amapá – AMAPATEC e atua com foco em fomentar o desenvolvimento de novas startups e verticais da economia digital no Amapá.