As predições em IA, APIs e Desenvolvimento de Software para 2021

O que muitos previam que aconteceria em cinco anos aconteceu em menos de cinco meses. 2020 foi o catalisador para a transformação digital em empresas, residências e governos em todo o mundo. A tecnologia está agora entre as commodities mais preciosas da maioria das organizações em todo o mundo, o que nos permitiu continuar trabalhando e nos comunicando.

Não apenas as conexões de internet e as videochamadas aumentaram, mas as soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) tornaram-se ferramentas indispensáveis ​​para o dia a dia e até mesmo para pesquisas relacionadas à COVID-19. Também houve avanços em robótica, blockchain, cibersegurança e cloud.

De acordo com um relatório recente da Forrester, as empresas que adotam adaptabilidade, criatividade e resiliência e incentivam essas habilidades em seus funcionários serão capazes de colher muitos benefícios em 2021 e nos próximos anos. 2021 será um ano de digitalização massiva, multiplicação de dispositivos e conectividade permanente. Dito isso, o que 2021 reserva para a indústria de tecnologia, especialmente em relação à IA, APIs e Desenvolvimento de Software? As empresas que procuram navegar neste novo cenário devem considerar as seguintes tendências principais em software e inovação:

  • Sim, ainda precisaremos de mais software em 2021

o    Uma grande consultoria previu em 2017 uma escassez estimada de até 1 milhão de desenvolvedores de software nos EUA até 2020…e a pandemia de COVID-19 não fez nada para ajudar esse déficit. Ainda precisamos de mais software para suportar a mudança em como os consumidores e empresas precisam igualmente compartilhar dados e tomar decisões em um ambiente em rápida evolução. O mundo está se tornando altamente conectado, e os aplicativos do futuro precisarão participar dessas redes digitais de maneira segura, simplificada, envolvente e, muitas vezes, autônoma. Os aplicativos, movidos por inovações em dados, nuvem, IA / ML e IoT, se tornarão nós nessas redes, mudando a forma como precisam ser construídos, implantados e gerenciados.

  • As empresas que priorizam API serão a cadeia de suprimentos da economia pós-COVID

o    No início de 2020, a Visa pagou US$ 5,3 bilhões pela Plaid, empresa especializada na construção de infraestruturas amigáveis aos desenvolvedores para o setor de serviços financeiros por meio de APIs de infraestrutura técnica, conectando consumidores, instituições financeiras tradicionais e desenvolvedores. Em 2019, o sistema ferroviário holandês adotou uma estratégia API-first. E embora empresas de tecnologia como Uber, Lyft, AirBnb, TaskRabbit e Yelp tenham se tornado cada vez mais nomes familiares, a maioria das pessoas nunca ouviu falar de uma “API” – muito menos sabe quem a fornece. Mas, em um mundo pós-COVID, participar da economia API não será mais opcional, e os negócios que priorizam a API serão a cadeia de suprimentos da nova economia.

  • Finalmente, conseguiremos a mistura certa de combustível para alimentar o motor IA

o    Quando se trata do desenvolvimento de modelos de IA, as empresas se preocupam com uma série de questões e, em 2021, finalmente verão a necessidade de coletar, preparar, catalogar, armazenar e acessar os dados necessários para um programa de IA/ML bem-sucedido. Na verdade, o foco mudará da criação dos próprios modelos para as preocupações em torno da implantação, monitoramento, gerenciamento e explicabilidade. No mundo de hoje, o contexto da análise de dados e os elementos mais amplos da IA ​​estão mudando continuamente, e as organizações que reagem mais rapidamente e com mais precisão a essas mudanças terão uma chance maior de superar seus concorrentes nos próximos anos.

A Fórmula 1, por exemplo, é um esporte altamente competitivo que envolve profissionais e tecnólogos experientes que entendem que os dados são cruciais. A equipe Mercedes-AMG Petronas conseguiu conquistar seu sétimo Campeonato Mundial de Construtores consecutivo na Fórmula 1 sempre sabendo exatamente o que está acontecendo atrás do volante, sob a carroceria e na pista. No entanto, para ter essa vantagem crítica, a equipe precisa garantir que os dados inseridos na fonte sejam precisos. A estratégia holística de gerenciamento de dados e a arquitetura ágil da Mercedes-AMG Petronas impulsionaram não apenas a inovação sustentável, mas sete campeonatos em sequência.

* Nelson Petracek é Diretor-Chefe de Tecnologia da TIBCO Software, líder global em integração e análise de dados corporativos.

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