Bett Brasil 2024: Diversidade, inovação e contato direto com o setor educacional

Por Natália Castan, fundadora e CEO da Unite*

A Bett Brasil 2024: Diversidade, Inovação e Contato Direto com o Setor Educacional, que aconteceu no último mês, em São Paulo, se consolidou como um verdadeiro caldeirão de tendências e inovações para a educação básica no Brasil. A feira sempre se destacou como um palco para tendências e inovações na educação básica no país. Recordo-me de anos em que o bilinguismo foi o foco, a cultura maker ganhou destaque e os sistemas de ensino passaram por transformações.

Porém, ao contrário de edições anteriores, onde um tema específico dominava a cena, esse ano de 2024, foi marcado pela consolidação dessas frentes, oferecendo às escolas um leque amplo de opções. Pude presenciar uma feira marcada pela diversidade de propostas e alternativas para os diversos desafios enfrentados pelas escolas. Com presença de nomes como Augusto Cury e Tábata Amaral, o evento trouxe insights valiosos sobre educação. 

Um celeiro de soluções educacionais sob medida

Seguindo a pluralidade do setor, o evento não se limitou a apresentar soluções genéricas, mas sim um leque amplo de opções sob medida para as necessidades de cada escola. Desde móveis planejados e materiais didáticos personalizados até propostas pedagógicas inovadoras, sistemas de ensino adaptados e soluções criativas para o contraturno, a feira ofereceu um verdadeiro menu degustação de soluções educacionais que vão ser tendências nos próximos anos.

As empresas e instituições presentes apresentaram diversas ferramentas e metodologias que permitem aos alunos progredir em seu próprio ritmo e de acordo com suas individualidades, um prato cheio para todo educador. Além disso, as tecnologias digitais também terão um impulso neste ano na área educacional, desde plataformas de ensino online até aplicativos educacionais e ferramentas de realidade aumentada e virtual, a feira evidenciou o potencial transformador da tecnologia na educação.

A importância da colaboração e do compartilhamento de experiências

Trocar experiências entre educadores, gestores escolares, empresas e representantes do setor público é uma forma de não apenas fazer networking, mas de promover o debate sobre os principais desafios da educação básica que enfrentamos e  buscar juntos por soluções conjuntas.

Um evento essencial para o futuro da educação

A Bett Brasil 2024 se consolidou como um evento essencial para o futuro da educação básica no Brasil. A feira ofereceu um espaço único para que a comunidade educacional se conectasse, compartilhando experiências e buscando soluções inovadoras para os desafios na educação.

Participar por mais um ano dessa feira, que é a mais importante do setor, é muito gratificante. Reencontrar amigos e muitos clientes, fazer novos contatos, abrir oportunidades, poder levar a riqueza das conversas e a oportunidade de contato direto com o setor educacional para a casa só aumenta esse sentimento. Conversar com quem está na linha de frente da educação diariamente é extremamente enriquecedor e nos faz ajustar anualmente nossa proposta de valor para atender às demandas reais do mercado.

 

*Natália Castan iniciou sua carreira como empreendedora na tecnologia aos 18 anos, quando fundou a Unite, ainda como uma empresa de cobranças, que evoluiu para o ecossistema de tecnologia que promove o relacionamento humanizado entre marca e seus clientes, que é atualmente. Mãe do Paulo e da Isabela e bacharel em Direito, Natália é formada em Inovação pelo MIT, tendo feito vivências na Escola da Ponte (Portugal), Projeto Âncora (São Paulo) e no Sustainability Institute (África do Sul). Por quatro anos foi conselheira deliberativa e fiscal do Sistema B no Brasil, atuando com uma forte preocupação com o impacto dos negócios no social. Sendo assim, também é sócia de empresas de impacto como: Escola de Repertório e Blox.

Facebook
Twitter
LinkedIn