Por Selina Bieber, vice-presidente da GoDaddy para mercados internacionais
As mulheres brasileiras enfrentam muitos desafios em seu caminho para o sucesso, com 73% acreditando que seu gênero desempenhou um papel em sua jornada empreendedora, de acordo com os resultados da Pesquisa Global de Empreendedorismo de 2024 da GoDaddy. No entanto, sua determinação e otimismo prevalecem.
A era pós-pandemia capacitou uma nova onda de mulheres empreendedoras determinadas a superar esses obstáculos. Os dados da pesquisa da GoDaddy mostram que as empreendedoras brasileitas estão otimistas quanto ao crescimento de seus negócios. 46% esperam que seus negócios cresçam nos próximos 3-5 anos. Isso se compara a 33% dos homens. Essas estatísticas mostram como as condições sociais, de trabalho e econômicas impulsionaram as pequenas empresas de propriedade de mulheres.
Barreiras e Percepções
Apesar do progresso, persistem barreiras significativas para aspirantes a empreendedoras. Preocupações continuam a existir com a comercialização de um negócio online (47%) e o planejamento empresarial (30%) sendo relatados como os dois maiores desafios enfrentados pelas mulheres quando começaram seus negócios.
Superando Desafios
Embora o gênero possa ter desempenhado um papel na jornada empreendedora de uma mulher, elas encontram maneiras de superar desafios. No Brasil, 63% das mulheres relataram que buscaram mentoria ou orientação.
Desafios contínuos na economia global também podem fazer as pessoas repensarem suas finanças. Isso leva muitos a pensar em iniciar seus próprios negócios para obter mais independência financeira. Dezoito por cento das mulheres relataram que precisavam ou queriam uma fonte adicional de renda. Além disso, 68% das mulheres relataram ser mães. Responsabilidades da vida, especialmente tarefas domésticas e cuidados com os filhos, permanecem desafios significativos.
O Futuro do Empreendedorismo Feminino
À medida que os trabalhadores utilizam mais a tecnologia, uma gama mais ampla de pessoas pode iniciar seus próprios negócios. Nossos dados mostram que as empreendedoras usarão avanços em IA generativa. Noventa e dois por cento das entrevistadas disseram estar confiantes em sua capacidade de navegar em ferramentas de Inteligência Artificial para seus negócios, e 81% relataram querer usar a tecnologia de IA para ajudar na comercialização.
Apesar dos obstáculos que as mulheres encontram em suas jornadas empreendedoras, nossos dados de pesquisa mostram que um total de 92% disse que a vida estava melhor depois de se tornarem empreendedoras.