Por Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics*
Um produto no marketplace só gera resultados quando é encontrado, ou seja, quando a publicação recebe visitas, que são o número de vezes que potenciais compradores acessaram determinado anúncio. Os acessos são uma métrica de avaliação da visibilidade e do interesse do público. Parece algo simples e óbvio, mas engajar o consumidor é algo fundamental para que o negócio dê certo. O vendedor precisa entender a importância de estratégias bem traçadas e como a concorrência está trabalhando seus anúncios, por exemplo.
Estar entre as primeiras posições dos resultados de busca garante mais visibilidade ao anúncio. Algumas ações de marketing podem ser tomadas para aumentar o volume de visitas.
Elabore bem o seu anúncio
A palavra-chave é o termo que o cliente coloca na busca do marketplace e utiliza para procurar o que precisa. Pense nos melhores termos, inclusive os mais simples. Se coloque no lugar do comprador e avalie o seu comportamento, considere a forma como você procura produtos. A inteligência artificial também é uma aliada muito importante para decisões com base em dados e análises, avaliando o potencial do público que se deseja alcançar. As definições mais estratégicas devem estar nos títulos dos anúncios.
Escolha também muito bem as imagens do artigo que está à venda, faça uma descrição detalhada sobre o produto, escolha títulos atraentes para a publicação e destaque sempre as informações mais relevantes.
Os filtros de busca dos marketplaces são recursos essenciais que refinam a procura no e-commerce. Os vendedores podem usar esse recurso para que seus anúncios apareçam nos resultados de pesquisa relevantes e alcancem o público-alvo certo. Incluir diferenciais que sejam importantes para aquela publicação, conectado com a dinâmica da categoria que ela está inserida, como frete grátis e envios que são rápidos, podem atrair a atenção do consumidor
O ADS é um aliado
Os marketplaces estão cada vez mais desenvolvendo soluções pagas para promover as publicações, como é o caso de ADS. Ao investir no uso de anúncios pagos, o seller pode ampliar o acesso ao produto anunciado, mas essa é uma estratégia que merece atenção, é preciso observar a dinâmica da categoria, ter uma boa conversão na publicação e avaliar muito bem. O ideal é privilegiar os artigos que já possuem uma demanda consolidada e um bom histórico na atração de clientes.
Ofertas especiais
Um bom vendedor acompanha as sazonalidades, como as datas especiais, e também trabalha alinhado às campanhas de ofertas do marketplace para atrair tráfego. A IA também auxilia a identificar as melhores oportunidades e a analisar a média de preços colocadas em práticas no e-commerce. Escolha bons fornecedores para aproveitar o que a tecnologia oferece de melhor.
Entrega rápida
O envio rápido tornou-se um trunfo dos marketplaces. A redução dos prazos de entrega para o dia seguinte ou com tempo de espera menores, por exemplo, influenciam na decisão de compras. O cuidado no envio também impacta a percepção do cliente e geram boas avaliações, que ajudam a colocar a loja online em evidência. Outro fator que precisa ser lembrado sempre sobre o relacionamento com o consumidor é o tempo de resposta de perguntas. Não deixe de dar um retorno para o comprador em suas dúvidas, comentários e retornos positivos.
Amplie meios de pagamento disponíveis
Uma das boas estratégias para garantir mais fluxo na loja online é ampliar as opções de pagamento. Utilize diferentes métodos como PIX, cartão de débito e crédito, ofereça opções de parcelamento sem juros e descontos no boleto, por exemplo. Ao atender as preferências dos clientes, o seller aumenta as chances de conclusão da compra e taxas de conversão, além de reduzir o abandono do carrinho.
Entenda as redes sociais como aliadas
Promova seu portfólio de produtos nas redes sociais. Escolha os itens que melhor performam, pois eles já têm demanda consolidada, e trabalhe a imagem, gerando engajamento. Essa ação pode atrair novos clientes para o online, ampliando o fluxo de acessos. Elabore posts com textos menores, mas com qualidade, destacando diferenciais do produtos e direcione com o link para o marketplace. Interaja com os seguidores e responda os comentários nos posts.
E, para concluir, aproveite sempre a tecnologia. A utilize como uma aliada para avaliar as melhores oportunidades, tendências, o comportamento do consumidor e também para conhecer melhor a sua concorrência. O vendedor que melhor conhece o seu público, alcança mais pessoas e gera um fluxo frequente para a sua loja.
*Juliana Vital é Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics, plataforma que empodera os sellers com dados inteligentes. Publicitária, com pós-graduação em administração pela FGV, a executiva tem mais de 19 anos de carreira e acumula experiência em grandes empresas e startups, desenvolvendo o mercado digital em toda a América Latina, colaborando para o crescimento das empresas baseadas em estratégias data driven.