Por Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação Corporativa na Progic*
Ao longo dos anos, trabalhando na área de comunicação, pude perceber que desenvolver uma cultura de feedback dentro das organizações pode trazer muitos benefícios para o crescimento da empresa e de seus colaboradores. Segundo o levantamento anual FEEx FIA Employee Experience, 24,3% dos profissionais brasileiros não receberam nenhum feedback de seus líderes no último ano. Entre os trabalhadores que receberam, mais de 10% afirmam ter esse feedback a cada dois meses, sendo a média nacional de 2,6 retornos por ano.
Pensando neste cenário, a capacidade de fornecer feedback de forma construtiva, não apenas impulsiona e aprimora o desempenho profissional de todos, como também fortalece as relações entre colegas e líderes, o que faz com que o clima organizacional também esteja em harmonia.
Quando o feedback é feito em via dupla e de forma regular, é possível reduzir lacunas de comunicação, aumentar a transparência e fortalecer a confiança entre os membros da equipe. Assim, ao construir um ambiente no qual o feedback é valorizado e encorajado, as empresas demonstram compromisso com o crescimento contínuo do profissional e a excelência nas entregas.
Vantagens de ter uma cultura de feedback na empresa
O feedback se tornou ferramenta essencial para o crescimento dos negócios, já que mantém os colaboradores alinhados com os objetivos da organização e a empresa alinhada com as expectativas dos colaboradores. Além de promover a transparência, a cooperação e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, este processo contribui diretamente para o sucesso e a eficiência dos processos internos da empresa.
Estabelecer uma troca regular de feedback entre funcionários e líderes constrói uma mentalidade focada em melhoria contínua, o que só tem a agregar para a empresa e para a experiência do colaborador. Sem contar que, uma vez estabelecida a frequência, questões pontuais podem ser resolvidas muito rapidamente, e antes mesmo das avaliações de desempenho.
Outro fator bem positivo, que costumo destacar, é que esta metodologia promove excelentes trocas entre líder e liderados. E, quando acontece entre pares, estreita relacionamentos de forma incomparável, o que também ressoa favoravelmente no crescimento da empresa.
Como percebemos, o feedback tornou-se ferramenta essencial para o crescimento dos negócios, uma vez que mantém as partes da operação alinhadas. Além de promover a transparência, a cooperação e o desenvolvimento contínuo.
Como implementar uma cultura de feedback
Se você deseja adotar a cultura do feedback na sua empresa, considere alguns pontos bem importantes:
1. Avaliação dos valores da empresa: avalie se a empresa já possui valores relacionados às boas práticas de feedback, como transparência, respeito, confiança, empatia, bons relacionamentos e união. A cultura organizacional é diretamente influenciada pelos valores da organização, sendo necessário um ambiente propício ou a disposição de construí-lo para que o feedback faça sentido.
2. Treinamento das lideranças: treine as lideranças, pois são elas que estão sempre em contato com os colaboradores. Eles precisam ser os primeiros a praticar a escuta dos feedbacks dos times e a mostrar a forma correta de usar essa ferramenta. Através do exemplo, as pessoas entenderão que a prática faz parte da rotina.
3. Abertura para receber feedbacks: esteja aberto para receber feedbacks dos colaboradores. Deixe claro quais são os canais ou quem são as pessoas para quem devem ser direcionados. Comunicar que diante de qualquer situação ou problema, deve-se recorrer a determinada pessoa.
4. Ensino das melhores formas de dar feedbacks: ensine aos colaboradores as melhores formas de dar feedbacks, para que se possa manter esta troca de forma produtiva. Ensinando essa habilidade a eles, o relacionamento com a empresa e entre os colaboradores tende a melhorar.
5. Desenvolvimento de rituais frequentes: desenvolva rituais para que a prática se torne frequente. Um costume em algumas empresas é a famosa “one-on-one” (ou 1:1), em que líder e liderado conversam mensalmente ou em outras frequências, para falar sobre as principais dificuldades, pontos positivos, negativos e o que mais for necessário. É interessante que os líderes tenham um guia de perguntas similares para conduzir a conversa, de acordo com a cultura da empresa, com o intuito de acompanhar a evolução do colaborador ao longo do tempo. Também é importante deixar em aberto para que o colaborador possa trazer outras questões que desejar.
Por fim, uma organização que reconhece e valoriza seus colaboradores garante mais proatividade, motivação, engajamento e, consequentemente, melhores resultados. Esse reconhecimento afeta diretamente nos esforços do colaborador e em seus resultados, portanto, impacta até mesmo nos clientes.
*Cleide Cavalcante é jornalista, com Master pela Universidade de Navarra e especialização em Comunicação Interna. Possui mais de 20 anos de experiência e 350 projetos digitais implantados em grandes empresas, como IBM, Danone e Michelin. Atualmente, atua como Gerente de Comunicação na Progic, empresa líder em tecnologia para Comunicação Interna no Brasil.