Por Lucas Castellani, CEO da Cartpanda*
Você já pensou em quantas vezes os clientes são influenciados por recomendações de pessoas que seguem nas redes sociais? Esse fenômeno, conhecido como marketing de influência, é comum no e-commerce e pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar vendas no seu negócio. Com as estratégias certas, é possível colaborar com influenciadores para promover produtos de uma forma mais eficaz.
O marketing de influenciadores envolve trabalhar com pessoas que têm um grande número de seguidores nas redes sociais e que podem influenciar as decisões de compra de seus seguidores. Esses profissionais podem ajudar a promover seus produtos de maneira autêntica, gerando maior visibilidade e, consequentemente, mais vendas.
Uma colaboração com influenciadores é como uma parceria estratégica em que o influenciador cria conteúdo promovendo seus produtos para seu público, podendo variar de posts no Instagram, blog a vídeos no YouTube e TikTok. O objetivo é criar uma conexão genuína entre o produto e o público – essa estratégia é essencial para aumentar a visibilidade de marcas e construir mais confiança entre os consumidores.
Mas, afinal, qual a importância de escolher o influenciador ideal?
Encontrar e firmar parceria com os influenciadores certos para o seu negócio é crucial para o sucesso da campanha. É fundamental que o influenciador tenha um público que se alinhe com seu mercado-alvo. Além disso, a autenticidade do influenciador é fundamental, pois os seguidores podem perceber quando a parceria não é genuína. Uma boa prática é analisar o engajamento do creator, verificando a qualidade dos comentários e interações, e não apenas o número de seguidores. Isso garante que a mensagem será bem recebida pelo público.
Na hora de planejar uma colaboração, faça isso de forma eficaz:
- Defina objetivos claros: tenha objetivos claros antes de iniciar a colaboração. Deseja aumentar a visibilidade da marca, gerar leads ou impulsionar vendas? Saber o que você quer alcançar ajudará a direcionar a campanha;
- Ofereça valor: proporcione algo de valor para o influenciador e seus seguidores, como comissões por vendas, produtos ou uma parceria a longo prazo. Isso motiva o influenciador a criar conteúdo de qualidade;
- Criação de conteúdo: trabalhe em conjunto com o influenciador na criação do conteúdo. Dê liberdade criativa, mas assegure-se de que os pontos-chave da sua marca estejam presentes. Conteúdos autênticos ressoam melhor com o público;
Depois que iniciar a parceria, utilize as ferramentas de análise para acompanhar o desempenho da campanha. Verifique métricas como engajamento, alcance e conversão para entender o impacto real das postagens Ajuste a estratégia conforme necessário com base nesses insights e até mesmo ouvindo feedbacks de clientes que já compraram no seu site.
O marketing de influenciadores é uma estratégia poderosa no e-commerce, e, com as parcerias certas, você pode aumentar a visibilidade da sua marca e impulsionar as vendas.
*Lucas Castellani começou a empreender na internet desde jovem. Com menos de 30 anos, criou uma plataforma de e-commerce, hoje extinta, que chegou a faturar mais de R$25 milhões de reais em vendas no mundo todo. Após perceber que o mercado brasileiro estava precisando de melhores plataformas para vender online, começou a trabalhar com a Cartpanda que, em 2021, foi apoiada pela Y Combinator – uma das maiores aceleradoras do mundo.