Por Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil*
O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) é a soma dos processos dentro de uma empresa, englobando a direção estratégica, políticas de qualidade e objetivos da gestão, para garantir ao cliente a entrega de resultados. Ele permite que toda a organização esteja alinhada e caminhe na mesma direção, ao passo em que possibilita que diferentes setores ofereçam apoio mútuo.
Cada organização deve criar o seu próprio SGQ e incluir políticas, processos e procedimentos essenciais para que atendam às demandas de seus usuários ou parceiros. Esse sistema serve para guiar a organização no processo de padronização e de melhoria do seu controle de qualidade — em áreas que podem incluir manufatura, prestação de serviços e outros processos-chave.
Qual a importância da implementação de um SGQ?
Para empresas que estão em indústrias altamente regulamentadas, o Sistema de Gestão da Qualidade deixa de ser somente algo benéfico e vira um elemento crucial para a sobrevivência da organização. Isso porque ele permite a conformidade com as leis dos países onde a empresa opera, algo que precisará ser comprovado durante auditorias de agências regulatórias.
Só que a necessidade de um SGQ vai além, pois há uma série de benefícios que ultrapassam o compliance. A implementação correta de um SGQ tem o potencial de melhorar todos os aspectos do desempenho de uma organização. A padronização dos processos melhora a eficiência e aumenta a produtividade dos colaboradores por meio da redução de redundâncias e desperdícios — ou até mesmo da eliminação deles, em casos de maior sucesso.
Como parte do seu Sistema de Gestão da Qualidade, a empresa irá realizar auditorias capazes de identificar problemas em potencial antes mesmo deles acontecerem. A implementação de um sistema do tipo resulta numa melhor gestão de registros, facilitando a rastreabilidade dos documentos e a transparência dos processos, auxiliando no compliance.
Dentre as principais vantagens do SGQ, se destacam aumento da eficiência organizacional, maior produtividade, processos de tomada de decisão melhorados, minimização de riscos e consistência operacional. Os benefícios são decorrentes da estrutura de coleta e análise de dados operacionais que o SGQ oferece, permitindo uma visão completa e minuciosa dos processos para que não haja gargalos na operação.
Além disso, a entrega de resultados e a melhoria da eficiência da empresa impactam diretamente no índice de satisfação e fidelização dos clientes, refletindo positivamente nos lucros.
Tipos de Sistemas de Gestão da Qualidade
Os Sistemas de Gestão da Qualidade estão divididos em quatro categorias principais:
Padronizados: seguem padrões estabelecidos no mercado, com regulamentações determinadas por entidades como a Organização Internacional de Normalização (ISO).
Gestão da Qualidade Total (GQT): abordagem abrangente que foca na melhoria contínua de processos, produtos e serviços. Promove o foco em cumprir e exceder as expectativas dos clientes.
Lean Management: busca potencializar o valor dos clientes e reduzir os desperdícios. Utiliza ferramentas como mapeamento de fluxo de valor, permitindo aprimorar os processos internos e atingir máxima eficiência.
Six Sigma: metodologia orientada por dados, concentrando esforços em definir, analisar, controlar e melhorar os processos.
A ISO 9001 é a mais utilizada e popular certificação de qualidade internacional. Sua versão mais recente, a ISO 9001:2015, pode ser aplicada em qualquer organização, independentemente do tamanho ou setor de atuação.
Ela oferece uma abordagem focada em processos para documentar e analisar a estrutura, as responsabilidades e os procedimentos de uma empresa. O objetivo da certificação é permitir que a organização consiga atingir excelência em qualidade de gestão e processos.
Para obter a certificação, é preciso cumprir sete requisitos: foco no cliente, liderança, engajamento dos colaboradores, adoção de filosofia orientada a processos, melhoria contínua, decisões baseadas em análise de dados e gestão de relacionamento. Ao seguir esses passos, a empresa caminha em direção à lucratividade, ou seja, investir em um SGQ é investir no futuro e no sucesso da empresa.
*Hermínio Gonçalves é CEO da SoftExpert Brasil, empresa referência em soluções de gestão integrada e transformação digital. Formado em Tecnologia da Informação e pós-graduado em Gestão de Projetos com ênfase em TI, tem mais de 20 anos de experiência em negócios de software, alianças estratégicas e projetos no mercado nacional e internacional, além de transformação digital e Cloud.