Tecnologia da IA deve impactar oferta de serviços das fintechs nos próximos anos

Por Moisés Nery, CTO da Trademaster*

A transformação digital tem avançado a passos largos nos últimos anos e um dos setores que mais tem revolucionado sua oferta é o financeiro. Entre as principais mudanças, está o impacto positivo do uso da inteligência artificial no desenvolvimento de novas soluções e otimização de serviços já existentes, entre elas, uma oferta de crédito mais personalizada e melhorias na eficiência de pagamentos e transferências. Para as fintechs, esta tecnologia reserva inúmeras possibilidades a serem exploradas nos próximos anos.

Segundo dados da Associação Brasileira de Fintechs o mercado de fintechs está em plena expansão, quase 1500 empresas ativas identificadas nesse segmento no Brasil tem projeção otimista para os próximos anos. As startups financeiras devem crescer quase três vezes mais rápido do que empresas do setor bancário tradicional entre 2023 e 2028, revela pesquisa da McKinsey.

Entre os principais benefícios do impacto da IA está a eficiência operacional. A automação de processos permite que as fintechs reduzam custos e aumentem a produtividade, realizando tarefas consideradas repetitivas de forma mais rápida e precisa. Outro ponto central é a melhoria contínua na experiência do cliente por meio da personalização de serviços financeiros, sejam os negócios B2B ou B2C.

A análise de dados promovida pela IA é outro ponto de virada, especialmente  sobre como as tomadas de decisões são realizadas.  Com a constante transformação, é esperado o surgimento de novos produtos e soluções nos próximos anos, o que impulsiona ainda mais a inovação. Ocorrerá mudanças na automação de processos, detecção de fraudes de maneira mais eficaz, aprimoramento da personalização de serviços financeiros, além da criação de modelos de crédito mais precisos, seja no segmento B2B ou B2C.

Para fintechs que trabalham com a oferta de crédito, torna-se muito mais fácil compreender um padrão de consumo e as reais necessidades de uma indústria ou varejo em relação a valores, prazo e limite. Expande-se de forma geral a capacidade de  analisar grandes volumes de dados e extrair insights úteis e estratégicos para áreas como gestão de riscos, concessão de crédito e investimentos.  Ganha o cliente final, com produtos e serviços mais personalizados e ganha as empresas que aumentam a assertividade ao realizar ofertas mais direcionadas para cada perfil.

*Moisés Nery é CTO da Trademaster, fintech que alavanca as vendas nas cadeias de distribuição e impulsiona o crescimento sustentável do varejo. Formado em Ciências da Computação pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada, também possui formação na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na qual também concluiu um MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação.

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