Aos 80 anos, Fábio Arnaud conta como foi o crescimento de sua empresa familiar

Foi em 1950 que o patriarca Edson Arnaud começou a escrever a história do Grupo Inquisa. Depois de atuar por anos no comércio de madeira, Edson comprou a pequena indústria de cosméticos Flora Amélia, no Rio de Janeiro. Em 1957, ao se casar e ir morar no Rio, começou a trabalhar na área de negócios da perfumaria. A empresa era familiar. Edson, o filho Fábio e os irmãos trabalhavam sem a ajuda de funcionários, distribuindo os produtos por meio da taioba, espécie de bonde que circulava na época.

A empresa começou a crescer quando Fábio percebeu que o Nordeste era forte consumidor de perfumes e produtos de higiene pessoal. Na época, não existiam muitas opções de xampu nacionais. Assim, fundaram uma empresa chamada Suissa – o nome deve-se às essências da Suíça e da França.

Pouco tempo depois, adquiriu a Indústria Química Santo Antônio – Inquisa, localizada em Nova Iguaçu. Fabricante de produtos de limpeza e saneantes, tornou-se uma das maiores do País desde o ano de 1987, tendo como carro-chefe a pedra Desodor, um desodorizador de ambientes com propriedades desinfetantes e bactericidas. Em 2011, o grupo se desvinculou da Suissa e, juntamente com seu Centro de Distribuição FK, tornou-se o Grupo Inquisa.

Comandada por Fábio Arnaud desde a sua fundação, a Inquisa tem como principal objetivo unir a moderna tecnologia de produção à qualidade das matérias-primas de seus produtos. Segundo Fábio, uma empresa familiar cresce se houver respeito entre os seus membros. Na administração, a atividade operacional não deve cair nas mãos de herdeiros, mas sim nas mãos de um conselho societário formado. Para ele, tornar-se um empreendedor de sucesso é preciso foco no trabalho, procurar saber se a ideia de negócio criada é boa e ter uma visão atualizada do mercado e estudar o que vai ser trabalhado. Aos 80 anos, sua maior motivação para continuar à frente do Grupo Inquisa é correr atrás dos objetivos e ver a empresa se desenvolvendo. www.inquisa.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn