Pizzarias estão entre os investimentos mais procurados

O local de sua criação milenar ainda divide especialistas de todo o mundo, porém, a popularidade dada pelos italianos é incontestável. Nesta quarta-feira (10), Dia da Pizza, comemora-se a data de um dos um dos produtos alimentícios mais consumidos no país. Esta preferência fez com que se expandissem os negócios de pizzaria por todo o Brasil. No Espírito Santo, os investimentos neste ramo não param de crescer e contam com apoio do Sebrae no Espírito Santo.

O analista de Atendimento Individual do Sebrae no estado, Vinicius Bastos, conta que por ser um negócio de fácil identificação e com produtos de rápido giro está entre os mais atrativos para os empreendedores que iniciam uma atividade. “É um ramo que atrai muitos consumidores. A pizza é sempre uma boa pedida para reunir os familiares e amigos. Há pizzarias ainda que funcionam com imensa variedade de produtos servidos como sanduíches, chopp, sucos, pratos individuais, entre outros. Essa diversificação faz com que o público-alvo se torne mais amplo”.

A praticidade é outro atrativo. O cotidiana do brasileiro exige adaptação, inclusive na hora das refeições e, portanto, pizzarias que possuem serviço de entrega são as preferidas entre os clientes. Um caso de sucesso capixaba nesse tipo de empreendimento é a Pizzaria Big Brother, do sócio-proprietário Leonardo Carlos Pereira. Ele conta que tudo começou na garagem da própria residência, quando seus pais resolveram abrir um disk-pizza. “Como não tínhamos dinheiro para alugar ou montar algo mais estruturado, meus pais resolveram abrir na garagem da minha casa. Hoje, temos 15 anos de mercado e passamos de um para 19 colaboradores na empresa” disse.

Ao analisar o sucesso da empresa, Vinícius destaca que desenvolver receitas saborosas, inovadoras, alinhadas com a expectativa do cliente, além de buscar complementações culinárias regionais, composição de cardápios autorais – no qual o cheff cria receitas especiais – são alguns dos diferenciais relacionados aos produtos. Quanto ao atendimento, é importante pensá-lo de forma com que o cliente satisfeito retorne e traga os amigos. Aspectos básicos como cortesia, atenção e simpatia são fundamentais, mas, além disso, é importante saber transmitir a cultura e os valores do negócio no atendimento.

Por se tratar de uma empresa familiar, o analista destaca que é necessário focar na qualidade e no bom atendimento, buscar constantemente a profissionalização da gestão e transmitir bem seus diferenciais ao mercado. “Alguns desafios serão sempre comuns às empresas familiares. O primeiro deles é a profissionalização da gestão, que deve ser organizada, com a parte financeira equilibrada e bem separada das finanças pessoais. O segundo é ter os papéis dos gestores claramente divididos – quem é responsável pelo o quê. Também é muito importante saber preparar bem a sucessão. Hoje, de cada cem empresas, 30 chegam à segunda geração e apenas cinco chegam à terceira. Fica claro que preparar a sucessão é um fator determinante para o sucesso de uma empresa familiar”, ressalta.

Atentos à gestão como forma de promover o crescimento da empresa, a família de Leonardo resolveu que era hora de buscar ajuda especializada e procuraram o Sebrae no Espírito Santo. “Recebemos auxílio durante todo o processo de readequação da empresa à nossa nova realidade. O Sebrae nos ajudou com parte gerencial, por meio de consultorias em diversas áreas da empresa, planos de melhoria em gestão, entre outros. Além disso, tivemos a oportunidade de participar de eventos realizados pela instituição, o que nos proporcionou um conhecimento mais amplo do mercado, das tendências e a manutenção de contatos importantes da nossa área”, relata.

Qualificação

Vinícius Bastos destaca que o Sebrae no estado oferece diversas soluções, como consultorias especializadas em gestão, acesso a mercado, desenvolvimento de equipes, planejamento financeiro e planos de negócios. Além das consultorias, há cursos em diversas áreas do conhecimento para o empreendedor, palestras, oficinas gratuitas – inclusive on line.

Informações Agência Sebrae

Facebook
Twitter
LinkedIn