Ex-atleta cria startup inovadora para ajudar para quem está iniciando um negócio

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Startup com solução em automação comercial 100% mobile, pioneira no Brasil, renova a identidade da marca e aposta em nova fase nos negócios

Com foco na necessidade crescente de empreendedores para alavancarem as vendas e conquistarem resultados significativos em seus negócios, João Cruz, CEO e fundador da Eye, abandonou as quadras e criou a startup para promover uma solução de automação comercial 100% mobile, algo ainda inédito no país. Depois de atuar em eventos de grande porte, como Rock in Rio e Olimpíadas, e atender grandes varejistas, como a Dengo Chocolates, hoje, com nove anos de atuação, sua empresa contabiliza quase 5 bilhões em transações de vendas, 50 milhões de pessoas impactadas e mais de 65 mil diferentes operações executadas e iniciou o próximo passo.
João, 36, começou sua trajetória como atleta na infância quando foi morar em Los Angeles, nos Estados Unidos, para tentar uma carreira no basquete. Após uma lesão no joelho e diante do término de projetos e realizações pessoais, em 2013, ele se encontrou no universo da tecnologia e abriu seu próprio negócio. A princípio, com foco em acelerar a experiência de consumo no mercado de eventos, a empresa apresentou soluções que contribuíram para o desenvolvimento do setor.
Em 2014, a empresa aprimorou sua atuação com foco em eventos e teve participação em grandes acontecimentos, como Rock in Rio (2015), Olimpíadas Rio (2016), Cirque du Soleil (2017), Comic Con (2018), entre outros.
No início de 2020, com a pandemia decretada, o executivo viu novamente os seus planos mudarem quando praticamente todos os 1.200 clientes cancelaram as assinaturas e o faturamento do negócio caiu em pelo menos 95%. “Com todas essas adversidades tive febre, amigdalite, ficou até difícil saber se eu havia contraído a doença ou era resultado do meu estresse emocional com tudo o que estava acontecendo com a minha empresa e com o mundo”, aponta.
Nessa jornada pandêmica, a empresa precisou reduzir seu quadro de colaboradores em mais de 80% e replanejar os próximos passos. Assim foram os meses seguintes: sem receita e vivendo do caixa, após o decreto de lockdown e a paralisação do setor de eventos em todo o país.
Após meses de confinamento e isolamento social, lojistas reabriram as portas e o ex-atleta precisou virar a página novamente, saindo do mercado de eventos para atender todo tipo de empreendimento varejista. A atuação com foco no varejo começou com a Dengo Chocolates, empresa que, atualmente, promove uma rede de pequenos e médios empreendedores em prol da agricultura consciente.
A missão, agora, de replicar a fórmula e alcançar cada vez mais empresas, despertou o interesse de grandes bancos e adquirentes até a aquisição pela Getnet, do Grupo Santander, em maio de 2021. Em parceria com a nova sócia, a Eye refinou ainda mais o seu foco para incrementar relações e levar soluções tecnológicas não mais para grandes, mas, sim, para pequenas e médias empresas.
“Hoje, mudamos o cliente, a oferta, baixamos o ticket médio e, acima de qualquer outra coisa, buscamos contribuir com a atuação de pequenos e médios empreendedores, principalmente por olhar para a minha trajetória de recomeços e entender que o meu propósito está nos pequenos empreendedores e no que posso fazer para impulsioná-los em seu desenvolvimento e torná-los grandes”, conclui.
A startup, que recentemente passou por um processo de rebranding no nome da marca, de Eyemobile para Eye, atualmente conta com 57 colaboradores, divididos nas áreas de Tecnologia e Produto, Vendas, Marketing, Gestão de Pessoas, Administrativo e Financeiro, e fica localizada no Primavera Office, novo polo tecnológico de Florianópolis.
Sobre a Eye – Criada em 2013, a startup catarinense, antes conhecida como Eyemobile, oferece um sistema completo para pequenos e médios negócios do varejo de bens de consumo, food services e comércio em geral. Referência em tecnologias de vendas, a empresa desenvolve soluções integradas para que empreendedores possam operacionalizar e gerenciar suas vendas de forma inteligente e facilitada, enquanto realizam operações sem precisar do caixa físico. Em uma única aplicação móvel, é possível integrar sistema PDV (frente de caixa), emissão de documento fiscal e inteligência de vendas, atuando de ponta a ponta na operação de vendas. No início, a empresa começou atuando no mercado de grandes eventos e atualmente oferece soluções para os mais variados tipos de empreendimentos, como lojas, gráficas, mercearias, barbearias, floriculturas, sorveterias, bares, food truckspet shops, dentre outros. Agora já como Eye e com um total de quase R$ 5 bilhões em transações de vendas, em 2021 a empresa foi adquirida pela Getnet, do grupo Santander.

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