Rede de estética avançada cresce com multiserviços em todo o país

Mesmo no ano mais atípico para a economia, a Emporium da Beleza cresceu 309% com novas unidades

Em 2005, Ana Paula de Freitas Ferro decidiu abrir o seu próprio negócio e criou a Emporium da Beleza. Hoje ela atua como Master Coach e a rede possui 50 unidades espalhadas pelo País, sendo 10 próprias e 40 franqueadas. A Emporium da Beleza é líder no sul do Brasil e em 15 anos já realizou mais de 2,5 milhões de atendimentos e democratizou a estética avançada para todas as mulheres por meio do melhor custo-benefício. A clínica destaca-se por ser 6 em 1: facial, corporal, depilação a laser, emagrecimento, nutri & dermocosméticos e e-commerce. Numa entrevista para o Portal Empreendedor, Ana Paula  conta sua experiência, que iniciou no setor administrativo e passou inclusive pela gerência do banco Unibanco.

1 – Conte um pouco da trajetória e resultados obtidos?

A minha trajetória é de muito sucesso, mas de muita luta. Não existe o sucesso sem luta. Trabalhei muito para chegar até aqui e tive muita persistência. Desde muito jovem tive o gosto de empreender, comecei com uns 14 anos criando peças com miçangas e consegui vender os meus produtos, cheguei a ir para São Paulo várias vezes para comprar material e encarei isso como um negócio.

Por causa do emprego do meu pai, morei em muitas cidades, me acostumei com mudanças e aprendi a me adaptar a qualquer situação. Um dos locais que eu morei foi Foz do Iguaçu e lá tive a oportunidade de trabalhar em um banco e tive uma carreira meteórica. Em pouco tempo consegui o cargo de gerente para trabalhar em Curitiba, não pensei duas vezes e encarei esse desafio. Com 24 anos senti uma grande vontade de empreender, ter meu próprio negócio e que conseguisse transformar a vida de outras pessoas. Foi então que iniciei um salão de beleza convencional e conciliava com o meu emprego no banco. Chamei minha mãe para me ajudar a administrar o salão e vi que para crescer tinha que mudar a estratégia do meu negócio.

2 – E como surgiu a ideia de investir em vários serviços de estética?

Comecei a pesquisar sobre a estética avançada e investi em alguns procedimentos que eram os mais modernos na época, adquiri equipamentos de manthuse comecei a oferecer no salão. Ao mesmo tempo surgiu um site de vendas coletivas. Comecei a vender pelo site e tive um volume enorme de vendas, nunca visto antes. Cheguei a vender mil vouchers por dia e fui a campeã de vendas da plataforma. As pessoas faziam fila na porta da clínica para aproveitar os procedimentos. Com isso consegui investir em outros equipamentos como a depilação a laser. Eu sempre tive o lema de ter equipamento próprio, tudo o que recebia, investia em patrimônio,treinamentos e profissionais. Com o sucesso foi surgindo as novas unidades em Curitiba e até em outras cidades. Em 2018 o modelo já estava consolidado e veio a ideia de franquear, hoje já temos 60 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo 10 próprias e 50 franqueadas.

3 – Você enfrentou desafios por ser mulher? Quais?

Com certeza, primeiramente porque no ponto de vista do empreendedorismo conquistei tudo sozinha com a ajuda da minha mãe, duas mulheres que não eram da área, pois somos formadas em administração e tivemos que enfrentar tudo o que ninguém ensinou, fomos buscar conhecimento e começamos com a proposta de revolucionar. A missão da Emporium da Beleza sempre foi democratizar o mercado da estética avançada e proporcionar essa experiência para todas as mulheres, então houve momentos que a concorrência não entendia a nossa proposta de oferecer o mesmo serviço, com mais qualidade e com um valor mais baixo. Quebramos muitas barreiras, duas mulheres empreendedoras crescendo no mercado da estética, que é comandado em sua maioria por homens. E no meio de tudo tinha que conciliar casamento, filhos e vida pessoal e todas essas dificuldades foram superadas.

4 – Em 2020 mesmo com a pandemia, o seu negócio cresceu 309%, qual o segredo para crescer tanto mesmo em um ano de crise?

Acima de tudo 2020 foi o ano em que a Emporium da Beleza ficou conhecida nacionalmente pela nossa proposta revolucionária de ser uma clínica 6 em 1: facial, corporal, depilação a laser, emagrecimento, nutri & dermocosméticos e e-commerce. E no momento de pandemia o nosso modelo autêntico e conservador, atraiu os investidores que viram que nosso estudo é muito verdadeiro, tem um bom crescimento e o retorno é muito evidente logo nos primeiros meses. Todas as pessoas que fecham contrato conosco tem oportunidade de visitar as clínicas para conhecerem melhor a estrutura, são acompanhadas individualmente pelos nossos consultores de expansão, que apresentam os números, toda nossa metodologia é muito transparente.

E por isso com a pandemia, 2020 foi o ano em que vendemos franquias, pois as pessoas querem estar associadas ao negócio que mais cresceu, mesmo que o período seja desafiador. E em relação aos tratamentos, montamos uma estratégia de vendas com nossos consultores e oferecemos promoções para os nossos clientes e assim conseguimos vender mais com a clínica fechada.

5 – Quantos filhos você tem e quais as dicas que você dá outras mulheres conciliarem a carreira de empreendera e mãe?

Eu tenho 2 filhos, um casal de gêmeos, a Ana Clara e o José Pedro, eles têm 6 anos. Acima de tudo, a dica que eu dou é que tem que existir uma estrutura que permita respeitar os tempos de cada área.

Faço questão de acompanhar o desenvolvimento escolar, brincar com as crianças, cuidar do almoço, do jantar e ter momentos de qualidades com os meus filhos. Como empresária, eu aprendi a confiar, delegar e conferir, eu não consigo fazer tudo sozinha, tenho uma equipe de confiança que me ajuda no meu negócio, mas tomo todas as decisões finais. Dessa forma consigo me dedicar igualmente ao meu negócio e a minha família.

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