Uma ferramenta on line vai auxiliar potenciais empresários e donos de pequenos negócios a tomarem decisões com base em informações geográficas em mapas na web. O Mapa de Negócios, criado pelo Sebrae em São Paulo, dá subsídios para os empreendedores tomarem uma importante decisão, que normalmente gera muitas dúvidas: em qual local instalar a empresa?
Por meio dele, o empreendedor poderá identificar a distribuição geográfica de potenciais clientes, fornecedores e concorrentes, além da melhor localização para um ponto de negócio, a partir de dados obtidos junto a órgãos oficiais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Receita Federal, o Ministério do Trabalho e o Simples Nacional. Outra versão premium do Mapa de Negócios está sendo desenvolvida e trará informações detalhadas como o faturamento médio de cada setor, número de funcionários das empresas, mapa demográfico e perfil sócio-econômico da população.
Para Luciano Amorim de Oliveira, a ferramenta pode ser bastante útil para quem tem dúvidas sobre o ponto comercial ideal. “Às vezes a gente não conhece direito nem o nosso bairro. O Mapa é bem interessante, ajuda o empresário a se preparar melhor e possibilita ver quais serão os concorrentes”, disse Oliveira, que tem planos de abrir uma empresa no ramo de segurança eletrônica.