Jogo de cartas ensina técnicas para estruturar negócios

Muitos empreendedores gostariam de conhecer técnicas para desenvolver empresas que realmente dessem resultados. O Acelera Startups Cards (http://cards.acelerastartups.com) é um conjunto de cartas, lançado em novembro, que traz conceitos básicos de administração para orientar quem deseja estruturar uma ideia. O novo “baralho” ajuda a criar modelos de negócios eficientes, aumentando as chances de sucesso da startup.

O conceito é simples: as cartelas são dispostas em um quadro que permite visualizar as principais etapas na criação de uma startup. Cada card corresponde a um aspecto do negócio. Com a Proposta de Valor, por exemplo, o empreendedor deve discriminar – e refletir sobre – o que sua empresa entrega, assim como sua utilidade. A Paixão, por outro lado, dá a oportunidade de descobrir o que o motiva. Já a carta Funil serve para segmentar o público-alvo.

“As cartas são uma ferramenta para destrinchar e visualizar a ideia da startup de uma forma clara e simplificada”, conta Alfredo Cardoso, diretor de marketing da Acelera Startups, empresa que concebeu as cartas.

As cartas surgiram, a princípio, como um suporte para os workshops organizados pela Acelera Startups, que misturam pontos fortes de técnicas consagradas, como Canvas e Mapa da Empatia. Mas elas também podem ser usadas de forma independente por empreendedores que precisam de uma mãozinha para se organizar.

“Empreendedores, consultores, professores e estudantes em geral podem se beneficiar da clareza que as cartas proporcionam nas etapas iniciais de um negócio”, afirma Claudio Brito, idealizador do projeto. O Acelera Startups Cards foi desenvolvido com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).

O conjunto é vendido em dois modelos: o Standard (R$ 100), voltado para o usuário final, e o Facilitador (R$ 200), para quem pretende utilizar as cartas como ferramenta de ensino em cursos e orientações. O segundo pacote inclui réplicas dos cards em tamanho A6, para facilitar a visualização em grupos grandes.

Facebook
Twitter
LinkedIn