Apenas 0,7% das pequenas empresas exportam

A diretora-técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, convidada para falar na Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) do Rio de Janeiro, apresentou dados que mostram a importância dos pequenos negócios no Brasil: mais de 95% do total de empresas no país são micro e pequenas empresas, responsáveis pela geração de 70% dos empregos formais no país. No entanto, ressaltou, apenas 0,7% delas exportam. “Esse pequeno percentual de exportações indica um enorme desafio para as pequenas empresas, que devem valorizar seus produtos e buscar diferentes destinos”, destacou.

Heloisa Menezes apresentou ferramentas e iniciativas para fomentar a internacionalização dos pequenos negócios. Uma delas, afirmou, é a inserção de pequenas empresas nas cadeias de valor de grandes corporações, por meio do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo. Ela expôs também um panorama geral sobre as exportações dos pequenos negócios no Brasil no cenário econômico atual.

“Estamos em um momento de mudança econômica e com retração do mercado interno, fatores que podem gerar mais oportunidades para internacionalização de empresas”, afirmou a diretora do Sebrae ao citar como fatores competitivos a articulação, sensibilização, informação, preparação e promoção. “O país está revendo o Plano Nacional de Exportações, não só com o intuito de aumentar o volume exportado, mas para propor novos destinos”, reforçou.

“A grande maioria dos associados da CCFB-RJ é formada por pequenas e médias empresas, por essa razão, a importância de promovermos esse debate para que os associados possam conhecer o trabalho do Sebrae e avançar na internacionalização com foco no aumento de competividade e inovação”, disse Sérgio Malta, coordenador da Comissão de PME da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro.

Na abertura da Semana Francesa, que começou nessa segunda-feira (15) na sede da CCFB, no Rio de Janeiro, Heloisa Menezes foi recebida pela diretora executiva da Câmara de Comércio França-Brasil, Emmanuelle Boudier. A programação inclui ainda a abordagem da importância do Francês nas relações internacionais e o potencial do mercado de luxo, entre diversas outras atividades.

 

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