Consumo de calçados vai movimentar R$ 40 bi, sendo maior parte da Classe C

Os brasileiros devem gastar R$ 40 bilhões com calçados neste ano, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo,ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. Esse consumo representa um gasto por habitante de R$ 245,68.

Às vésperas da Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que ocorre entre os dias 9 e 12 de julho, em São Paulo, o Pyxis Consumo revela que a classe C possui maior potencial de consumo (R$ 17 bilhões), 42% do total do país, ao contrário do ano anterior, em que a classe B possuía o maior potencial. Agora, segunda colocada, a classe B tem um potencial projetado em R$ 16 bilhões ou 40% dos gastos nacionais, e a classe A, R$ 3,8 bilhões (10% do consumo total do Brasil).

Potencial anual de consumo para calçados por classe

Classe

Número de domicílios em área urbana

% Domicílios

Potencial de consumo

(R$ milhões)

% Potencial de consumo

A

1.398.055

2,72

3.882,16

9,63

B

12.916.180

25,11

16.152,09

40,05

C

27.040.220

52,56

17.038,22

42,25

DE

10.087.588

19,61

3.258,54

8,08

Brasil

51.442.043

100

40.331,01

100

Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – IBOPE Inteligência

Por região, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo de calçados: R$ 20 bilhões, o que equivale a metade dos gastos projetados para o país. O Nordeste é o segundo maior consumidor, com potencial estimado em R$ 7,3 bilhões (18%) e, em seguida, aparece a região Sul, com potencial de R$ 6,7 bilhões (17%).

 

Potencial anual de consumo para calçados por região

Região

Potencial de consumo

(R$ milhões)

% Potencial de consumo

Consumo per capita

R$/hab por ano

Norte

2.427,27

6,02

200,05

Nordeste

7.340,99

18,20

185,38

Sudeste

20.379,40

50,53

268,22

Sul

6.769,60

16,79

287,48

Centro- Oeste

3.413,75

8,46

264,56

Brasil

40.331,01

100

245,68

Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 – IBOPE Inteligência

Quando os dados de classe e região são cruzados, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo, representado pelas classe B (R$ 9 bilhões) e classe C (R$ 8,2 bilhões). O menor consumo de calçados no país, de acordo com o Pyxis Consumo, será da classe A, da região Norte, projetado em R$ 204,17 milhões.

Potencial de consumo por classe e região

Classe

Sul

(R$ milhões)

Sudeste

(R$ milhões)

Nordeste

(R$ milhões)

Norte

(R$ milhões)

Centro Oeste

(R$ milhões)

A

748,60

1.959,55

547,83

204,17

422,00

B

2.824,26

9.057,90

1.985,30

841,82

1.442,82

C

2.804,67

8.210,43

3.617,01

1.091,18

1.314,93

DE

392,06

1.151,52

1.190,85

290,10

234,00

Total

6.769,60

20.379,40

7.340,99

2.427,27

3.413,75

Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 – IBOPE Inteligência

O potencial refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui calçados masculinos (social, chinelo e sandália), calçados femininos (social, bota, sandália, tamanco, chinelo e sapatilha), calçados esportivos (tênis e sapatênis adulto) e calçados infantis (tênis, sandália, sapato, bota, chinelo e sandália).

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