Os executivos da América Latina estão confiantes em sua capacidade de se adaptar para superar a crise global. De acordo com o estudo “Management Tools & Trends 2015”, realizado pela consultoria Bain & Company, 75% dos entrevistados acreditam que sua habilidade em se adaptar às mudanças é uma significante vantagem competitiva, um fator crucial para superar tempos mais turbulentos, como os atuais. Em países da Ásia, como China e Índia, essa confiança é ainda maior, chegando a 88%.
Complementando o clima de otimismo, 64% dos gestores ouvidos no Brasil e no México sentem que os mesmos princípios e paixões dos fundadores da empresa ainda guiam suas práticas de hoje em dia.
Todavia, por mais que estejam confiantes nas capacidades de suas empresas, o estudo também constatou que os executivos não minimizam os desafios que estão passando. A Bain apurou que apenas três em cada dez entrevistados acredita que as condições econômicas estão melhorando em seu setor de atuação.
Ao todo, o estudo ouviu 1.067 executivos do mundo todo durante o ano de 2014 para saber quais as maiores preocupações atuais para executivos e oferecer sugestões de ação de acordo com as dificuldades. Na última edição da pesquisa, a América Latina foi representada por entrevistados do Brasil e do México.