O Groupon – plataforma de comércio eletrônico – completa cinco anos de operação no Brasil e, para celebrar a data, realizou uma pesquisa com o objetivo de compreender o comportamento de compras pela internet e como esses hábitos mudaram durante o período, em cinco países latino-americanos. Foram entrevistadas mais de 6 mil pessoas no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia e no México entre os dias 8 e 14 de julho.
Preço e desconto foram unanimemente escolhidos como os itens mais importantes na hora de decidir pela compra online. Mais de 79% dos entrevistados dizem que fazem mais compras pela internet atualmente do que faziam em 2010, ano em que o Groupon chegou ao Brasil – a companhia foi criada em Chicago, EUA, no ano de 2008. A facilidade (66%) foi citada como a grande vantagem das compras online, nos cinco países pesquisados. O baixo preço foi mencionado como o principal fator por 77% dos brasileiros.
A pesquisa também revelou que o Brasil é o país que tem maior índice de compras por dispositivos móveis, com 26%, quando a média apontada foi de 21%. Mesmo assim, o aparelho mais utilizado para fazer compras online ainda é o computador (79%). Quando perguntados sobre o que mais compram pela internet, a categoria preferida dos usuários é a de Comida e Bebida (56%) seguida por Produtos em geral (52%) e Passeios e Viagens (49%).
Em matéria de intimidade com a internet, 65% dos entrevistados descrevem-se como usuários médios, que fazem compras online e que gostam de navegar. Os chilenos são os mais propensos a se considerar “experts” e heavy users de internet (41%) – no Brasil, 20% dos respondentes se definem dessa forma.
Principais insights
79% das pessoas dizem que compram mais online hoje do que há cinco anos.
57% dos entrevistados dizem que usam a internet para pesquisar produtos e serviços. No Brasil, esse índice é de 72%.
A maioria dos entrevistados faz compras na internet mensalmente (29%) ou semanalmente (27,4%).
Aparelho mais usado para fazer compras online é o computador (79%); Brasil é o que tem maior índice de compras por celular/smartphone (21%). A média é de 15%.
Itens mais comprados pela internet são refeições, comidas e bebidas (56%); produtos em geral (52%) e passeios e viagens (49%).
9% dos brasileiros dizem que já compraram algo online em virtude do anonimato e privacidade, já que tinham vergonha de comprar pessoalmente. O índice é o dobro da média, que é 4,7%.
A maioria dos entrevistados afirma que se sentem mais seguros comprando online hoje do que há cinco anos.
O maior medo no que diz respeito às compras online é a realização de compras falsas com o cartão de crédito/débito do consumidor.