Há cerca de três anos, a baiana Jurema Ávila decidiu trocar a rotina de viagens que precisava cumprir como vendedora de eletrodomésticos pela máquina de costura. Mesmo já sendo beneficiária do bolsa-família há pouco meses, formalizou-se como Microempreendedora Individual (MEI) e, agora, está feliz com a escolha. “Consegui ficar mais perto do meu filho sem deixar de trabalhar”, ela diz.
Jurema é apenas um dos mais de 400 mil brasileiros que não se acomodou diante do benefício do governo. Essa e outras histórias de gente que está investindo no próprio negócio para melhorar a qualidade de vida poderão ser conferidas no evento Empreendedorismo e a Superação da Pobreza, que será realizado na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, nesta quarta-feira (24), a partir das 14 horas.
O Sebrae e o MDS farão um balanço da parceria que já dura três anos e que tem contribuído para a redução da pobreza no país, por meio do incentivo ao empreendedorismo.
No encontro, a instituição e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) farão um balanço da parceria que já dura três anos e que tem contribuído para a redução da pobreza no país, por meio do incentivo ao empreendedorismo. O evento terá início com uma apresentação do trabalho realizado junto a jovens do Bairro Santa Maria, em Aracaju, que participaram da amostra de microfilmagens e que estão sendo estimulados a apostar no empreendedorismo como instrumento de superação do contexto de pobreza nos quais estão inseridos.
Em seguida, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto e a ministra do MDS, Tereza Campello, falarão no primeiro painel sobre os avanços alcançados com a parceria e os desafios que precisam ser ultrapassados.
A transformação de comunidades de baixa renda a partir do empreendedorismo é o tema do segundo painel, que contará com a presença de Preto Zezé, presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), e de Carla Panisset (Sebrae/RJ), coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo em Comunidades Pacificadas.
Também estarão no evento o representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek, além de outras autoridades e Agentes de Desenvolvimento, responsáveis por fomentar o empreendedorismo nos municípios.
Informações Agência Sebrae