Desde o ano passado, os food trucks viraram febre e têm se espalhado pelo Brasil. Por ser uma modalidade nova de negócio, gestores municipais e empresários têm tido muitas dúvidas sobre quais os procedimentos e licenciamentos necessários para se ter um food truck. Para ajudar a criar soluções, o tema será discutido durante o Brasil Mais Simples 2015, que acontece no dia 9 de abril no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
Até o momento, apenas os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba têm legislação específica sobre esse assunto. As cidades de Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte já trabalham na aprovação de normas, mas ainda não regulamentaram esse tipo de comércio. “O Sebrae está atento à tendência e acreditamos que o Brasil Mais Simples é o evento ideal para discutir a elaboração de uma legislação sobre o tema”, afirma o presidente Luiz Barretto.
Durante o evento, que é promovido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, será realizado um painel específico que irá discutir os desafios da regulamentação e do funcionamento de empresas sem estabelecimento. Participarão das discussões a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Corpo de Bombeiros, a Organização dos Empresários de Food Truck e a Secretaria de Desenvolvimento de Belo Horizonte (MG).
“A alta demanda pelos foods trucks exige uma forte presença do setor público para ordenar a atividade”, afirma Barretto. De acordo com ele, uma legislação bem pensada e aprovada, além de garantir a qualidade dos alimentos oferecidos à população, garante lucratividade para os trucks, para restaurantes fixos, ambulantes, feirantes e demais agentes do mercado de alimentação fora do lar.
Brasil Mais Simples
Essa é a quinta vez que o Brasil Mais Simples é realizado. O objetivo de encontro é discutir estratégias que visem a desburocratização nos processos de abertura e encerramento de empresas. O evento dura dois dias e o primeiro dia é aberto ao público e será realizado no mesmo local do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). As inscrições podem ser feitas no site, clicando no banner Brasil Mais Simples 2015. O segundo dia é realizado apenas para convidados e acontecerá na sede do Sebrae, em Brasília.