Quarenta e quatro por cento das micro e pequenas empresas do comércio eletrônico que participaram da Black Friday com o selo Black Friday Legal 2015 faturaram entre R$ 1 mil e R$ 20 mil na campanha deste ano. De acordo com a segunda etapa da pesquisa Black Friday Legal 2015, realizada por Sebrae e Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (camara-e.net), mais da metade dos empresários tiveram a expectativa de vendas concretizada e 20% afirmaram que a Black Friday superou as expectativas.
Das empresas pesquisadas, uma em cada cinco faturou de R$ 20 mil a R$ 100 mil e 10%, de R$ 100 mil a R$ 360 mil. O levantamento mostra ainda que um pequeno percentual, 2%, faturou acima de R$ 2 milhões. Os resultados também revelam que, na maioria do e-commerce brasileiro, a Black Friday durou mais de um dia, já que 84% das lojas virtuais ofereceram produtos com desconto antes e depois do último dia 27/11, com o objetivo de aumentar o faturamento, atrair novos consumidores e posicionar suas marcas no mercado.
Para 79% dos participantes, as vendas na Black Friday 2015 superaram as de dias normais. O número de visitas nas lojas virtuais também subiu de uma média de 1.000, em dias normais, para a média de 3.000 durante a Black Friday. O desconto médio oferecido foi de 30%. As lojas virtuais mineiras foram as que ofereceram maior desconto – 38% em média -, seguidas pelas catarinenses e cariocas (35%). Um total de 28% dos participantes deu desconto em mais de 350 itens de seu portfólio.
A pesquisa também mostrou que as empresas se prepararam para atender o público que compra com dispositivos móveis. Segundo o levantamento, 72% das lojas pesquisadas em todo o país afirmaram que realizaram vendas via tablets e smartphones. As vendas móveis representaram, em média, 20% do total daquelas realizadas na Black Friday. “Esse percentual das compras móveis é relativamente alto, já que na média do comércio eletrônico brasileiro, as transações feitas por tablet e smartphone ficam na casa dos 15%”, diz Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net.
A pesquisa, cujo objetivo era mapear o perfil do pequeno negócio participante da Black Friday e identificar as estratégias e o impacto da data no negócio, foi realizada entre os dias 15/09 e 08/12 com lojas virtuais portadoras do selo Black Friday Legal 2015, iniciativa da camara-e.net para criar um ambiente de confiança no setor na data promocional. “É preciso entender como se dá a atuação dos pequenos negócios também no mercado virtual para que, dessa forma, tenhamos subsídios para avaliar sua importância no comércio eletrônico”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.