Empresários optantes do Simples são vítimas de fraudes

Nos últimos dias, muitos empresários, em particular os Micro Empreendedores Individuais (MEI), têm recebido cobranças indevidas através de boletos bancários, que informam sobre   a necessidade de seu pagamento para renovação do registro de suas empresas.

Outro golpe que frequentemente têm sido relatado no Atendimento do Sebrae em Rondônia, é a abertura não solicitada de empresas na modalidade MEI, utilizando o CPF de pessoas que não possuem nenhuma atividade empresarial.

Em relação ao primeiro caso, o Sebrae esclarece que não existe nenhuma taxa de renovação do Simples Nacional. Uma vez optante pelo Regime tributário do Simples, a Micro Empresa, a Empresa de Pequeno Porte ou Microempreendedor Individual somente sairá do referido regime quando excluído, por opção, por comunicação obrigatória, ou de ofício.

Neste caso, o Sebrae em Rondônia informa que apesar do serviço de abertura de empresas na modalidade MEI estar disponível em seus pontos de atendimento, tal procedimento é realizado com critérios muito específicos, como: a necessidade de participação de palestra que orienta sobre a formalização de seus negócios e a obrigatoriedade da presença às unidades do Sebrae portando documentos originais com respectivos comprovante de residência.

Facebook
Twitter
LinkedIn