Do sonho a realidade de empreender
Se você quer ser empreendedora ou empreendedor, abrir a própria empresa, vale a pena primeiro se informar ao máximo e procurar conhecimento sobre o mundo dos negócios, antes de seguir por esse caminho.
Trabalhar por conta própria, criar um novo produto ou serviço, inovar, será muito gratificante pessoalmente, além de beneficiar outras pessoas com a geração de empregos e contribuir com a economia do país, pois uma empresa registrada paga impostos e gera receita.
Mas essa jornada não será fácil. É longa, difícil muitas vezes, mas vale a pena.
Para você alcançar o objetivo de empreender, a Empreendedor elaborou seis passos para você seguir:
1. SEU PERFIL
Pense bem: você tem perfil para ser um empreendedor? Está disposto correr um risco, a trabalhar mais, contar com menor segurança e encarar desafios que não se encontram no seu horizonte como empregado? Esse primeiro passo é vital para descobrir se você quer, de fato, ir além, se quer empreender.
2. O NEGÓCIO
Que tipo de negócio você quer abrir, que gosta, tem alguma afinidade? Isso é muito importante. Qual formato deseja atuar (franquia, escritório em casa, comércio eletrônico). Planeje a viabilidade desse negócio. De nada adianta ter vontade ou sonho de abrir uma padaria se você não entende nada do assunto, não sabe quem contratar para ajudá-lo, não tem o capital necessário, etc. Antes de tudo, tente combinar áreas que você gosta com oportunidades que o mercado oferece.
3. PONTO
Se o negócio depende de fluxo de pessoas, essa é uma decisão muito importante. Pode fazer uma grande diferença no sucesso futuro. Já se for pelo comércio online o ponto não é relevante, mas sim a logística de entrega e o marketing digital.
4. INFORMAÇÕES
Reúna informações sobre o negócio. É preciso estudar para criar sua empresa. Organize o seu plano de negócio. Pesquise e fique de olho na concorrência. Veja como trabalham e procure diferenciais para apresentar ao mercado.
5.PARCERIAS
Poucos negócios saem do chão sem parcerias estratégicas, sejam sócios ou investidores. Então, quem vai ajudá-lo a tirar o sonho do papel? Se decidir tocar a empresa sem outros sócios, vale a pena começar a calcular todo o envolvimento que terá.
6. FINANÇAS
Se você já está com todo o plano montado é hora de tentar encontrar recursos para abrir a empresa de fato. Para isso, muitos recorrem, primeiramente, a amigos e familiares. Dependendo da sua ideia e do seu nicho de atuação, também vale a pena conhecer opções de crédito alternativo, com juros mais baixos, que são oferecidos por diferentes, startups e instituições tradicionais.
7. FORMALIZAÇÃO
Mesmo como um pequeno empreendedor, você deve formalizar o seu negócio adequadamente. Procure um contador que saberá encaminhar todo o processo da formalização da nova empresa.