Benefícios e vantagens de trabalhar em startups

Home office, flexibilidade de horário, diversidade e inclusão são alguns diferenciais de empresas de tecnologia 
Na contramão do mercado tradicional, as empresas ligadas à tecnologia cresceram no último ano e, por isso, conseguir um emprego em uma startup pode ser o caminho para quem busca uma oportunidade. As empresas desse tipo costumam oferecer mais flexibilidade para os funcionários em relação a horários e local de trabalho. Principalmente após o início da pandemia, a maioria das startups que não tinham a necessidade de ter funcionários trabalhando em regime normal, adotaram o home office.

Larissa Brioso

A Mobills é uma startup de gestão de finanças pessoais e é um bom exemplo por oferecer benefícios atraentes para os colaboradores. Larissa Brioso, educadora financeira da fintech, explica que para ela um dos destaques é que a empresa reconhece e efetiva os talentos que se destacam muito mais rápido do que empresas tradicionais. “Eu entrei como estagiária e com três meses de trabalho fui efetivada. Estou há dois anos na empresa e já recebi quatro promoções”, explica.

Mikaelly Ribeiro é a responsável pelas ações de recursos humanos na Mobills. Ela conta que além de benefícios comuns como flexibilidade de horário e da escolha de benefícios, mudança de área mais fluida e bonificação por resultados, a empresa realiza periodicamente capacitações para o time, sorteio de ações entre colaboradores e happy hour virtual. Além disso, a empresa conta também com um programa que bonifica os colaboradores que indicam potenciais talentos pelas vagas em aberto da empresa.

A Positiv.a é uma empresa B que cria soluções para cuidar da casa, do corpo e da natureza. Oferece benefícios comuns em startups, mas também se preocupa bastante em ter um time diverso e que todos que sintam incluídos. Para isso, criaram um time de Diversidade & Inclusão, a equipe é responsável por realizar pesquisas de percepção de diversidade, compartilhar conteúdo educativo sobre o tema, conduzir oficinas e treinamentos, bem como criar um acesso de escuta anônima para colaboradores.

“Assim como a natureza, quanto mais diversidade, mais rico fica o ambiente. Aumentamos o potencial criativo tanto para inovar, quanto para trazer soluções ressonantes e inclusivas. Reconhecemos a responsabilidade que temos em construir uma sociedade mais justa e diversa, dando assim oportunidades de inclusão, desenvolvendo talentos, e trabalhando constantemente para um ambiente aberto, acolhedor e com mais igualdade”, explica Marcella Zambardino, co-CEO da Positiv.a e uma das idealizadoras do projeto.

Já no GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, ficará a critério de cada colaborador trabalhar totalmente de forma remota, presencial ou híbrida. Para essa tomada de decisão, a startup considerou a melhora na produtividade dos ninjas e questões geográficas, entre os fatores para alcançar e reter talentos, como profissionais de TI, que podem atuar em qualquer lugar do país ou do mundo. Como parte da cultura do GetNinjas, todas as atividades interativas acontecem remotamente, como o GetWell – um programa gratuito e dedicado aos colaboradores com foco em três pilares: apoio à saúde física, por meio de atividades laborais e de meditação online; saúde mental, colocando psicólogos à disposição dos ninjas para a realização de terapia online (40% do time aderiu); e consultoria financeira individual em parceria com a empresa Monetus, que já teve 30% de adesão.

A HeroSpark é uma empresa que traz uma plataforma para cursos online como solução para empreendedores digitais. Além de adotar o trabalho remoto em 100% da sua operação, transformou seu escritório em um coworking para que seus colaboradores possam ir até o local quando precisarem ou quiserem trabalhar fora de casa.

O modelo já está em andamento na empresa e totalmente consolidado desde o final do ano passado, onde todos os processos e projetos foram pensados tomando o modelo remoto como premissa. Segundo a startup, a opção garante qualidade de vida, flexibilidade, engajamento de equipe, liberdade para trabalhar onde quiser e qualificação de contratações.

Atualmente, a HeroSpark já possui 33 funcionários que trabalham fora de Curitiba, onde está sediado o escritório da empresa que foi totalmente readaptado para um formato de coworking.
Facebook
Twitter
LinkedIn