CEO da Kultua elenca 3 tendências do setor de recursos humanos para este ano

Especialista em diagnósticos de cultura, Lívia Brandini enfatiza que estratégias de People Analytics personalizadas aplicadas em IA serão uma das novidades neste ano 

O Relatório Tendências de gestão de pessoas 2023 (GPTW) reuniu informações, análises e previsões para o segmento de RH e Gente & Gestão. Expressões como “desenvolvimento de liderança”, “cultura organizacional” e tantas outras que aparecem na pesquisa fazem cada vez mais parte do vocabulário e do dia a dia do setor de RH. Mas nem sempre foi assim.

Antes restrito a funções burocráticas e exclusivas de recrutamento e seleção, o departamento atualmente ostenta maior ligação ao desenvolvimento humano e cultural, além da potencialização de competências e de resultados que buscam melhorar o bem-estar dos colaboradores por meio de ferramentas, estratégias e ações. De acordo com o mesmo relatório, 50,8% dos entrevistados dizem que a prioridade do setor de gestão de pessoas em 2023 será o desenvolvimento e capacitação das lideranças.

Acompanhar as transformações do RH é fundamental para condicionar a empresa à inovação e, consequentemente, para construir equipes de alta performance, com grande diferencial no mercado de trabalho.

O mercado de empresas especializadas em consultoria de RH tem crescido também. A Kultua, por exemplo, é a peopletech pioneira em Diagnósticos de Cultura personalizados e em profundidade para empresas e suas consultorias parceiras. Em dois anos, a startup entregou mais de 30 análises culturais para variados tipos de organizações. A CEO da empresa, Lívia Brandini, elenca 3 fatores que devem ser tendências para o setor de RH em 2023:

1. Cultura organizacional

O conceito de cultura vem ganhando cada vez mais espaço para discussão e aprendizado. Atualmente, profissionais buscam por oportunidades de emprego em empresas nas quais tenham identificação com a missão, valores e propósitos do negócio. Por isso, uma cultura organizacional fortemente estruturada e alinhada é fundamental para o sucesso do empreendimento.

“Assegurar meios de trabalho saudáveis, com culturas inclusivas e positivas é a saída para proporcionar uma boa experiência para os funcionários, que retribuirão com bons resultados e muita produtividade, em uma verdadeira relação ganha-ganha”, destaca a empreendedora.

2. Desenvolvimento de liderança

O desenvolvimento de lideranças é apontado como prioridade da área de gestão de pessoas, segundo o estudo ‘Relatório Tendências de gestão de pessoas 2023’. Seguindo essa tendência, o mercado deixa claro que, sem lideranças qualificadas e integradas com as estratégias organizacionais, obter sucesso nos negócios se torna mais difícil.

As conhecidas soft skills são características fundamentais nas lideranças. Facilidade de adaptação e resiliência, por exemplo, são atributos que exemplificam o mundo em que vivemos hoje, marcado por constantes transformações. A empatia é a qualidade mais valorizada para 46,8% dos entrevistados, mostrando que a gestão humanizada veio para ficar.  “Entretanto, o olhar estratégico para o negócio não pode ser deixado de lado. Na verdade, é necessário uni-lo aos traços citados acima para que todas as estratégias sejam favoráveis para as pessoas e para os resultados das empresas, objetivando ambientes de trabalho mais agradáveis”, ressalta Lívia.

3. People analytics personalizados e IA aplicada à escuta de colaboradores  

A escuta ativa e em profundidade é também parte fundamental do escopo do RH em 2023. Para unificar e analisar as informações transmitidas pelos colaboradores, de forma individual e personalizada, desde percepções de cultura, gestão e até mesmo o clima do ambiente corporativo, a Inteligência Artificial entra como meio catalisador desses dados com recursos de Big Data.

E a partir da análise das informações, considerando respostas quali-quantitativas sobre padrões comportamentais e relacionais, as empresas podem visualizar quais desafios merecem mais atenção para amenizar e/ou sanar os problemas. Assim, conseguem recalcular rotas e investir em estratégias de melhorias em gestão de pessoas.

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