Silvana Fernandes, Head de RH da Pontomais aponta tecnologias como IA e sistemas cloud como algumas das principais tecnologias para este ano
Ao longo dos últimos anos o RH passou por diversas transformações, sendo a principal delas o avanço tecnológico que trouxe novas ferramentas, modelos de trabalho e até mesmo novas demandas para os profissionais. Apesar de todas as novidades e mudanças aceleradas na área, os principais desafios do setor seguem conectados à retenção e atração de talentos, recrutamento de funcionários, rotinas de trabalho mais produtivas e menos burocráticas, além de engajamento de equipes e a promoção de ambientes de trabalho saudáveis.
Para Silvana Fernandes, Head de RH da Pontomais, o desafio agora é saber escolher e aplicar todas as novidades que chegaram em prol de soluções efetivas para os desafios reais do dia a dia. “Ao meu ver o investimento na aplicação de tecnologias e digitalização do RH já sejam conceitos estabelecidos como próximos passos para a maioria das empresas, porém é preciso olhar com cuidado para identificar quais são as tecnologias, ferramentas e estratégias certas para cada situação e abordagem”, explica a executiva. Ela destaca que as 5 principais tendências para este ano estão conectadas diretamente aos desafios da área, seja direta ou indiretamente. Confira:
1 – Inteligência Artificial
Com o crescente interesse na otimização de processos, as empresas estão apostando cada vez mais na tecnologia como aliada para essa missão. Contribuindo para uma gestão de pessoas ainda mais estratégica, a IA pode ser aplicada a processos internos como análise de perfil de candidatos, tomada de decisão com base em machine learning, além da automatização de processos rotineiros e repetitivos, como monitoramento da folha de ponto, folha de pagamento, desenvolvimento de treinamentos de equipes, entre várias outras. Esta é uma forma de tornar o RH cada vez menos burocrático e mais produtivo para os gestores, líderes e gerentes.
2 – Sistemas de RH na Nuvem
Sistemas na nuvem fazem o uso da tecnologia de cloud computing, que permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet. Ou seja, quando falamos em sistemas em nuvem, falamos de um ambiente digital que pode ser acessado a partir de qualquer lugar e/ou aparelho desde que tenha acesso à internet. Além de tornar o acesso mais dinâmico e versátil, este tipo de sistema contribui para a mobilidade dos colaboradores, uma vez que é possível acessar as plataformas mesmo fora do escritório, e para maior organização e alinhamento dos times, já que as informações são atualizadas em tempo real.
Percebendo a necessidade de acompanhar seus colaboradores, a tendência é que as empresas invistam em inovações tecnológicas para a rotina de trabalho. O registro de ponto, a admissão e o acompanhamento digital ajudam a engajar os colaboradores e auxiliam o RH com a metrificação de diversos dados. Com informações úteis e tempo otimizado, o setor consegue focar no desenvolvimento das pessoas.
3 – Modelo de Trabalho Híbrido
O modelo híbrido deve continuar crescendo nos próximos anos, forçando organizações do mundo inteiro a adaptarem suas estruturas tradicionais. Com o auxílio de plataformas digitais, os gestores têm uma visão ampla sobre produtividade, resultados e interações. É importante que a empresa esteja atenta a essa tendência e acompanhe isso da forma mais tranquila possível, visando atrair e reter talentos.
De acordo com o Guia Salarial 2023 da Robert Half, para 43% dos candidatos, o modelo de trabalho é o mais importante na busca por uma vaga, seguido por salário (32%), benefícios (12%) e reputação corporativa (14%). Levando estes dados em conta, mais do que uma tendência, esta é uma demanda do mercado de trabalho que as empresas devem estar prontas, o quanto antes, para atender.
4 – Recrutamento
Preocupando-se cada vez mais com a experiência do candidato, uma das tendências é que o RH passe a utilizar mais ferramentas de recrutamento e seleção, aproveitando os dados obtidos para tomar decisões mais assertivas, otimizar rotina e tornar o processo mais agradável para todos. Com isso, a expectativa é que as empresas foquem ainda mais em Employer Branding.
5 – Desenvolvimento de Soft Skills
As soft skills, termo em inglês utilizado para referenciar as habilidades comportamentais, estão sendo cada vez mais valorizadas pelas organizações. A tecnologia está tornando as atividades manuais obsoletas, e as empresas estão em busca de profissionais com boas habilidades sociais, visando facilitar a colaboração em equipe. Diretamente conectada com o trabalho remoto, essa tendência ganhou muito protagonismo nos processos seletivos.