Ausência de custos fixos, possibilidade de desenvolvimento de equipes por projetos específicos, contratação de profissionais de outras localidades e velocidade de contratação são as principais vantagens do investimento em freelancers, de acordo com as PMEs. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela Workana, plataforma de trabalho freelance que possui atuação em toda a América Latina, com sua base de usuários.
Verificou-se que 66% das empresas participantes citaram a redução de custos como uma das principais vantagens da contratação de freelancers, seguida por ausência de custos fixos para operação, com 62%. A possibilidade de desenvolvimento de equipes por projetos específicos vem logo atrás, com 44%. Essa prática, por permitir a redução de custos fixos, viabiliza o crescimento das PMEs sem a necessidade de ampliar a sua estrutura, tornando-as mais competitivas.
Velocidade no processo de contratação e, consequentemente, no desenvolvimento do trabalho, foi um item citado por 30% dos entrevistados. Possibilidade de contratação de profissionais de outras localidades fecha a lista, com 26%. O último item, inclusive, é comprovado por outro dado levantado pela empresa, que aponta que apenas 16% dos profissionais que as PMEs contratam são da mesma cidade em que a empresa está sediada.
O estudo também levantou o que as contratantes consideram como uma desvantagem desse tipo de contratação. 56% dos participantes informaram que o controle reduzido das atividades desenvolvidas pelo freelancer é um dos principais pontos negativos. Não cumprimento de prazos e menor disponibilidade de tempo do profissional também foram citados, com 48% e 34%, respectivamente.
A contratação de freelancers pelas pequenas empresas é uma prática que vem crescendo cada vez mais. Segundo a Workana, cerca de 38% das pequenas empresas no Brasil possuem mais da metade de suas equipes formada por profissionais freelancers.