Pioneira da categoria Employer of Record (EOR), Atlas planeja democratizar o trabalho remoto
A Atlas é uma HRtech global e anuncia sua entrada oficial no mercado brasileiro, assim como a equipe de liderança que estará à frente das operações no país. O Brasil também será sede para a expansão da empresa na América Latina.
Fundada em 2015, em Chicago, a Atlas nasceu da visão de seu fundador Rick Hammell de que as empresas poderiam e deveriam desenvolver seus produtos e serviços com equipes multiculturais e crescer ultrapassando fronteiras. Com ampla experiência na área de talentos, Rick já havia sentido em sua carreira a dificuldade de contratar internacionalmente e decidiu empreender criando um modelo de negócios denominado EOR – Employer of Record – que torna possível a contratação de pessoas em qualquer lugar do mundo.
Com entidades locais estabelecidas em 160 países, a Atlas permite às empresas expandir de forma mais rápida, com custos e riscos legais reduzidos, oferecendo apoio e expertise local. Todo o processo de contratação, passando pelo onboarding, gerenciamento e pagamento, é feito diretamente pela Atlas. A plataforma Atlas HXM fica disponível para funcionários e contratantes, assegurando fluxos e fornecendo insights para impulsionar a jornada de crescimento.
“O futuro do trabalho mudou e é remoto. Nosso papel é apoiar a estratégia global de talentos das empresas, permitindo que elas sejam flexíveis, competitivas e estejam em conformidade com as normas locais, enquanto elas possam focar em seus desafios de negócios”, afirma o fundador e CEO Rick Hammell. “Acredito que Brasil e América Latina possuem um poder contratante muito grande, mas ainda pouco explorado. Queremos lapidar essa pedra e mostrar para a própria região a capacidade de sua indústria e o alcance que as empresas podem atingir”
Os países sempre enfrentaram um desequilíbrio entre oferta e demanda de empregos. Se as empresas considerarem que seu pool de talentos é global e não mais local, conseguimos diminuir consideravelmente essa brecha, empregar mais pessoas e fortalecer equipes globais.
Segundo dados do LinkedIn Economic Graph e da pesquisa Tendências Globais de Talentos, hoje vivemos uma busca de talentos baseada em habilidades e não mais em localidade. Por outro lado, pós pandemia, os candidatos passaram a valorizar, além de salários e benefícios, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, condições de trabalho flexíveis (local e horário) e capacitação profissional.
A expansão internacional da Atlas é uma das prioridades do aporte série B no valor de US$ 200 milhões recebido em setembro de 2022 do Sixth Street Growth. Além do fortalecimento da presença em algumas regiões, o aporte também está sendo investido no aprimoramento da plataforma e na adição de benefícios para os clientes.
Para liderar as operações regionais, a Atlas nomeou Adriano Araújo como Gerente Geral para a América Latina. Adriano atuava como Presidente para América Latina na Dunnhumby e já ocupou diversas posições em outras regiões, acumulando conhecimento das áreas de consultoria e varejo, sempre focado na experiência do cliente. Junto com Adriano, a Atlas também nomeou seus executivos nas áreas de marketing e vendas. Maíra Gracini, responsável pela expansão de empresas como Salesforce, Zendesk e EBANX, assume como VP de Marketing e Carlos Butori, que já liderou equipes de vendas em tecnologia, esportes e entretenimento, é o novo VP de Desenvolvimento de Negócios. Ambos terão responsabilidade regional e terão equipes locais.
Sobre a Atlas – A Atlas permite que empresas inovadoras concorram em uma economia global, podendo contratar os talentos que queiram, independente de onde estejam. Como a maior Employer of Record (EOR) que trabalha de forma direta em mais de 160 países, a HRTech possui uma plataforma tecnológica que entrega conhecimento e flexibilidade para que as empresas possam cruzar fronteiras, contratar pessoas, gerenciar temas legais e pagar funcionários em todo o mundo sem a necessidade de abrir entidades locais. A empresa foi criada a partir de anos de experiência baseados no desafio de estabelecer e pagar funcionários internacionais e, ao mesmo tempo, estar em conformidade com as leis de cada país. Essa expertise local foi convertida em uma tecnologia que entrega uma solução de ponta a ponta para milhares de empresas e equipes remotas, com insights em tempo real que ajudam na tomada de decisões.