Vetor Editora, referência em materiais para o ambiente corporativo, reforça que a aplicação deve oferecer eficiência, agilidade e flexibilidade para o RH das empresas
Segundo dados da consultoria ManpowerGroup, 80% dos empregadores brasileiros alegam ter dificuldade para contratar profissionais. Isso se deve ao desafio de identificar e avaliar competências não só técnicas, mas comportamentais como soft skills relacionadas a motivação, trabalho em equipe, pensamento positivo. Nessa busca por talentos com habilidades específicas, a tecnologia aliada aos testes psicológicos chega para facilitar esse processo dentro das organizações.
“Esses testes psicológicos para o meio organizacional têm sido essenciais para o apoio da área de recrutamento e seleção, auxiliando na avaliação de competências necessárias para diversos cargos de forma simples e rápida. Além disso, as informações ficam armazenadas, facilitando a consulta até mesmo depois da contratação”, explica Ricardo Mattos (foto em destaque), CEO da Vetor Editora, referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas.
Pensando nisso, o executivo separou 4 vantagens para a realização de testes online na hora de contratar. Confira abaixo:
1. Eficiência e economia de tempo
A digitalização de processos tem facilitado muitas demandas do ambiente organizacional, uma delas é o recrutamento. Toda burocracia de papelada pode ser substituída por plataformas que realizam a triagem dos profissionais de forma simultânea e com mais rapidez. Além disso, o banco de dados pode facilitar o acesso a informações possibilitando a coleta e comparação dos resultados.
2. Gera flexibilidade e acessibilidade
Um dos diferenciais de trabalhar com soluções digitais é o foco em flexibilidade e acessibilidade. “A VOL Vetor Online, por exemplo, não necessita que o candidato se locomova para fazer o teste e nem o profissional, podendo ocorrer em qualquer lugar do Brasil, otimizando muito essa tarefa”, explica Mattos.
Esse uso estratégico da tecnologia pode poupar até 50% do tempo dos RH’s, desta forma, conseguem focar em outras necessidades, desenvolver melhor programas de benefícios, entre outros avanços que impactam não apenas a atração como a retenção de talentos.
3. Facilita a avaliação em grande volume
É possível fazer uma pré-seleção para que o contato presencial seja feito apenas com aqueles que se adequam à posição, sendo mais assertivo durante a triagem. A tecnologia também chega para facilitar a seleção em grande escala, por meio de links que podem ser encaminhados a um grande número de pessoas, chegando aos avaliadores já com as respostas.
4. Fornecimento de dados e relatórios estratégicos
Com os dados centralizados em um sistema único e armazenados de forma segura é possível realizar uma melhor gestão dos resultados e também gerar relatórios estratégicos, para aprimorar ainda mais os procedimentos de contratação e seus impactos na satisfação dos colaboradores.