Soluções para melhorar o trabalho no modelo híbrido

Gestão do modelo híbrido de trabalho exige ferramentas para otimizar resultados e cumprir protocolos de segurança

As primeiras demandas urgentes das empresas envolviam descobrir plataformas que otimizassem as operações remotas. Nos últimos meses os gestores de empresas começam a buscar soluções que auxiliem nesse novo momento de flexibilização das atividades e implantação do modelo híbrido. Dessa forma, com a retomada aos escritórios sendo feita gradativamente, e o modelo híbrido de trabalho sendo adotado pela maioria das instiuições, as empresas deverão ter alguns cuidados redobrados. Uma pesquisa feita pela Robert Half, empresa global referência em Recursos Humanos, confirmou que 73% dos gestores entrevistados têm a intenção de fazer menos reuniões presenciais, 59% pretendem escalonar o horário de trabalho dos funcionários e 52% vão alterar a disposição de mesas do escritório. Mas, para cumprir esses protocolos, é preciso muita organização e até mesmo o uso de algumas plataformas desenvolvidas especificamente para o momento. Veja a seguir como funcionam três dessas soluções:

O Comunica.In é uma startup de comunicação e engajamento que ajuda empresas a se aproximarem de seus colaboradores por meio de multiplataformas proprietárias inteligentes. A empresa fundada por Felipe Hotz tornou-se uma forte aliada das empresas em 2020 durante a pandemia. Por meio da mensuração de resultados e engajamento com a inteligência de dados, os gestores são capazes de compreender ainda melhor o colaborador e se comunicar de forma mais assertiva com eles.
Os comunicados geridos por meio da solução podem ser criados e editados dentro da própria plataforma, que oferece mais de 40 recursos de edição, atendendo às principais necessidades corporativas. Com o uso de filtros desenvolvidos de forma estratégica focados na segmentação propositiva de conteúdos, aliado à possibilidade de envio em múltiplos canais, o Comunica.In garante assertividade para impactar as pessoas certas, se adequando à realidade dos mais diversos perfis de empresa.

Para o retorno aos escritórios, a ferramenta é essencial para garantir que todos os colaboradores fiquem informados sobre as atualizações da empresa quanto às dinâmicas do trabalho híbrido e mensurar a satisfação dos funcionários identificando possíveis problemas devido ao momento delicado atual.

O Escala é uma solução de workforce management que possibilita a gestão de escalas de trabalho, plantões e turnos, e por meio de algoritmos, verifica qualquer infração a regras trabalhistas, acordos coletivos ou regras da empresa. A HRTech oferece duas soluções: o Escala Plantões, ideal para gerenciar a alocação de trabalho baseado na demanda de profissionais liberais, autônomos e cooperados, o Escalada Jornadas, para o gerenciamento de qualquer jornada de revezamento ou fixa definidas em contratos de trabalho.

Além dessas, com os escritórios flexibilizando as operações, o Escala lançou o novo produto: Escala Espaços, uma solução completa para gerir posições e locais de trabalho flexíveis, que pode auxiliar as empresas no retorno presencial aos escritórios e também gerir locais de trabalho flexíveis. Dessa maneira, a ferramenta aumenta a transparência da gestão e agiliza a elaboração de escalas de trabalho, plantões e turnos, tudo em uma única ferramenta e sem uso de papéis. Essa nova função foi desenvolvida para auxiliar os setores de RH a gerir posições e locais de trabalho flexíveis, otimizando o tempo dos profissionais e melhorando a experiência do colaborador garantindo a segurança de todos.

A Hisnek, por sua vez, desenvolveu uma Inteligência Artificial para ajudar colaboradores e gestores na identificação de problemas emocionais. A HRTech nasceu em 2014 como um clube de assinaturas de snacks saudáveis. Porém, ao perceber a necessidade dos RHs de prevenir transtornos mentais, a startup pivotou, mesmo com um alto faturamento.

A IA é o aplicativo Ivi, que com base em uma simples interação, consegue entender e identificar quais colaboradores possuem ou têm potencial de desenvolver algum transtorno psicológico. De forma personalizada, a Ivi seleciona diferentes ações para o internauta melhorar sua saúde emocional. Além disso, a Hisnëk envia um relatório para os RHs sobre o estado mental dessas pessoas de forma anônima e clusterizada, auxiliando na criação de ações de bem-estar. Assim, mesmo em modelo de home office, híbrido ou presencial, as empresas conseguem ajudar os funcionários a manter sua qualidade de vida. Como a saúde mental é um ponto essencial dentro das empresas, a Hisnëk cresceu em número de funcionários, conquistou um aporte de 1 milhão de reais em março de 2020 e expandiu o número de clientes em 60% durante a pandemia. No seu portfólio de clientes de 2021 estão nomes como Pearson, Ambev e Suzano.

 

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