Gestão do modelo híbrido de trabalho exige ferramentas para otimizar resultados e cumprir protocolos de segurança
As primeiras demandas urgentes das empresas envolviam descobrir plataformas que otimizassem as operações remotas. Nos últimos meses os gestores de empresas começam a buscar soluções que auxiliem nesse novo momento de flexibilização das atividades e implantação do modelo híbrido. Dessa forma, com a retomada aos escritórios sendo feita gradativamente, e o modelo híbrido de trabalho sendo adotado pela maioria das instiuições, as empresas deverão ter alguns cuidados redobrados. Uma pesquisa feita pela Robert Half, empresa global referência em Recursos Humanos, confirmou que 73% dos gestores entrevistados têm a intenção de fazer menos reuniões presenciais, 59% pretendem escalonar o horário de trabalho dos funcionários e 52% vão alterar a disposição de mesas do escritório. Mas, para cumprir esses protocolos, é preciso muita organização e até mesmo o uso de algumas plataformas desenvolvidas especificamente para o momento. Veja a seguir como funcionam três dessas soluções:
Para o retorno aos escritórios, a ferramenta é essencial para garantir que todos os colaboradores fiquem informados sobre as atualizações da empresa quanto às dinâmicas do trabalho híbrido e mensurar a satisfação dos funcionários identificando possíveis problemas devido ao momento delicado atual.
Além dessas, com os escritórios flexibilizando as operações, o Escala lançou o novo produto: Escala Espaços, uma solução completa para gerir posições e locais de trabalho flexíveis, que pode auxiliar as empresas no retorno presencial aos escritórios e também gerir locais de trabalho flexíveis. Dessa maneira, a ferramenta aumenta a transparência da gestão e agiliza a elaboração de escalas de trabalho, plantões e turnos, tudo em uma única ferramenta e sem uso de papéis. Essa nova função foi desenvolvida para auxiliar os setores de RH a gerir posições e locais de trabalho flexíveis, otimizando o tempo dos profissionais e melhorando a experiência do colaborador garantindo a segurança de todos.
A IA é o aplicativo Ivi, que com base em uma simples interação, consegue entender e identificar quais colaboradores possuem ou têm potencial de desenvolver algum transtorno psicológico. De forma personalizada, a Ivi seleciona diferentes ações para o internauta melhorar sua saúde emocional. Além disso, a Hisnëk envia um relatório para os RHs sobre o estado mental dessas pessoas de forma anônima e clusterizada, auxiliando na criação de ações de bem-estar. Assim, mesmo em modelo de home office, híbrido ou presencial, as empresas conseguem ajudar os funcionários a manter sua qualidade de vida. Como a saúde mental é um ponto essencial dentro das empresas, a Hisnëk cresceu em número de funcionários, conquistou um aporte de 1 milhão de reais em março de 2020 e expandiu o número de clientes em 60% durante a pandemia. No seu portfólio de clientes de 2021 estão nomes como Pearson, Ambev e Suzano.