A crise econômica brasileira avança e precisa ser equacionada, antes que o rombo aumente. O debate sobre as formas de retomar o crescimento aponta para o aumento dos investimentos em infraestrutura. O sistema não tem lado ruim: utiliza recursos privados, cria milhares de empregos e combate um dos componentes do Custo Brasil, os problemas da logística.
Os empresários da logística calculam a necessidade de investimentos de R$ 1 trilhão para normalizar o funcionamento do setor. Um dinheiro injetado diretamente na construção de estradas, recuperação das já implantadas, criação de novos sistemas ferroviários, rodoviários e ampliação dos portos. Estariam dois coelhos abatidos na mesma cajadada: a reativação da economia de forma imediata via emprego e a redução dos custos de transportes na medida em que as obras fossem liberadas.
Mesmo assim, o setor de logística não está parado. Este ano deve fechar com uma movimentação superior a R$ 500 bilhões. O Brasil privado compensando a lentidão do setor público. Na reportagem de capa desta edição, mostramos como o setor de logística analisa a falta de recursos para investimentos e abre o debate sobre as medidas a serem tomadas. Estudos da área calculam que a normalização dos investimentos resultaria num aumento de até 35% de crescimento no PIB industrial e agrícola do País.
Boa leitura!
Euclides Lisboa
editor-executivo
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